
O Banco do Nordeste liberou mais R$ 41,2 milhões para as obras da Ferrovia Transnordestina, reforçando o fluxo de recursos em 2026. A nova parcela faz parte do financiamento contínuo que tenta garantir a retomada e conclusão de um projeto considerado estratégico para o escoamento da produção do Piauí.
Neste ano, os repasses já passam de R$ 300 milhões, com previsão de alcançar cerca de R$ 1 bilhão até dezembro, conforme o andamento das obras. Em 2025, o volume foi ainda maior, chegando a R$ 1,7 bilhão. Os recursos vêm do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, principal fonte de financiamento da ferrovia.
O trecho que mais impacta o estado liga Eliseu Martins ao porto de Pecém, no Ceará, criando uma rota direta para exportação de grãos e minérios. Ao todo, a ferrovia terá mais de 1.200 quilômetros, passando por 53 municípios. A obra está sob responsabilidade da Transnordestina Logística S.A..
O novo pacote de investimentos integra um aditivo de R$ 3,6 bilhões anunciado em 2024 pelo presidente Lula. Apesar do discurso de desenvolvimento e geração de empregos, o histórico de atrasos da Transnordestina ainda mantém empresários e produtores piauienses em alerta quanto à entrega definitiva da ferrovia.
PIAUÍ A Imprensa de Trincheira: o passado de coragem que desafiou o poder e o crime no Piauí
INCLUSÃO Associação dos Cegos do Piauí completa 59 anos transformando vidas
PIAUÍ A Imprensa de aluguel do Piaui Mín. 23° Máx. 32°