Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia TECNOLOGIA

Por que astronautas estão usando iPhone em missão à Lua?

Dispositivos pessoais são liberados pela NASA e registram imagens inéditas da Terra

08/04/2026 às 11h51
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Astronautas da missão Artemis II utilizaram iPhones para registrar imagens do espaço, marcando uma mudança inédita nas regras da NASA. Pela primeira vez, a agência permitiu que tripulantes levassem dispositivos pessoais para o espaço, o que possibilitou fotos recentes da Terra e da Lua feitas diretamente da cápsula Orion.

Entre os registros, uma das imagens mais simbólicas foi capturada com um iPhone 17 Pro Max, mostrando o planeta Terra completo após mais de 50 anos. A tripulação conta com nomes como Reid Wiseman, além de Jeremy Hansen, Victor Glover e Christina Koch, que também compartilham atualizações da missão em tempo real.

A missão faz parte do programa Programa Artemis, que pretende levar humanos novamente à superfície lunar até 2028 e abrir caminho para futuras viagens a Marte. A Artemis II já entrou para a história como a missão tripulada que atingiu a maior distância da Terra, superando recordes anteriores.

Além da tecnologia moderna, a presença de objetos do cotidiano no espaço não é novidade. Missões anteriores já levaram itens como carros da SpaceX e até bonecos da LEGO. Agora, com o uso de smartphones, a exploração espacial se aproxima ainda mais da realidade das pessoas, permitindo registros mais diretos e acessíveis ao público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários