
A NASA colocou em prática uma novidade histórica na missão Artemis II: o uso de smartphones no espaço. Com a missão já em andamento, o iPhone 17 Pro Max integra o cotidiano dos astronautas a bordo da cápsula Orion, sendo utilizado para registrar imagens e vídeos em meio à microgravidade.
Ao todo, quatro unidades foram levadas, uma para cada astronauta. Os aparelhos já aparecem em imagens dentro da nave, flutuando e sendo utilizados normalmente pela tripulação para capturar momentos da viagem, incluindo registros da Terra, da própria nave e da rotina no espaço.
Apesar do uso ativo, os smartphones operam com restrições rigorosas. Não há acesso à internet, Bluetooth ou qualquer tipo de comunicação externa, seguindo protocolos de segurança da NASA. Na prática, os dispositivos não desempenham funções críticas na missão, sendo utilizados principalmente para documentação e registro da experiência espacial.
Antes de embarcar, o iPhone passou por um processo rigoroso de certificação, dividido em quatro etapas. A agência avaliou riscos como fragmentação de materiais, segurança da bateria, compatibilidade com os sistemas da nave e resistência a vibrações, radiação e variações extremas de temperatura, fatores críticos em ambiente espacial.
A presença do iPhone 17 Pro Max marca uma mudança relevante na exploração espacial, ao incorporar tecnologia do dia a dia em missões tripuladas. Mais do que um teste, a iniciativa aproxima o público da missão e abre caminho para o uso mais amplo de dispositivos comerciais no espaço.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°