
Após décadas de espera, a missão Artemis II foi lançada às 19h35 desta quarta-feira (1º), marcando o retorno de humanos à órbita da Lua depois de mais de 50 anos. O foguete SLS partiu do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, levando quatro astronautas a bordo da cápsula Orion.
A missão terá duração de cerca de dez dias e seguirá uma trajetória em formato de “oito”, passando pelo lado oculto da Lua antes de retornar à Terra. O objetivo principal não é pousar no satélite, mas testar sistemas essenciais da nave, como suporte à vida, comunicação, navegação e o escudo térmico durante a reentrada na atmosfera.
Logo após o lançamento, os propulsores consumiram enormes quantidades de combustível em poucos minutos, sendo descartados no oceano. Em seguida, a cápsula Orion seguiu viagem impulsionada pelo estágio superior do foguete, atingindo velocidades próximas a 40 mil km/h. Cerca de 18 minutos depois, os painéis solares foram abertos, garantindo energia para o restante da missão.
A tripulação é formada por Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen, representando uma das equipes mais diversas já enviadas ao espaço. Durante o voo, eles enfrentarão desafios como a microgravidade e a exposição à radiação, enquanto realizam testes fundamentais para futuras missões que pretendem levar o ser humano novamente à superfície lunar.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°