
O Sistema Único de Saúde (SUS) autorizou o uso do antibiótico doxiciclina como forma de prevenção contra sífilis e clamídia após situações consideradas de risco de contágio. A decisão foi publicada na última quarta-feira (11) no Diário Oficial da União e permite que o medicamento seja utilizado como prevenção pós-exposição, conhecida como PEP, em casos como relações sexuais sem proteção.
A nova regra estabelece que o SUS terá até 180 dias para organizar a oferta dessa nova finalidade do medicamento na rede pública. O uso seguirá orientações previstas no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, que definem quando e como o antibiótico poderá ser indicado para evitar a infecção após uma possível exposição.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais sem preservativo, incluindo sexo vaginal, anal ou oral. A doença também pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação, o que pode trazer riscos graves ao bebê.
Já a clamídia, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, é uma das ISTs mais comuns e muitas vezes não apresenta sintomas. Sem tratamento adequado, pode provocar infertilidade, dor pélvica e complicações durante a gravidez. A expectativa é que o uso preventivo da doxiciclina ajude a reduzir novos casos dessas infecções no país.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°