Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento MÍDIA/IMPRENSA

Indiferença “ganha” o jogo?

A bolha está sendo furada todos os dias. É século XXI !

02/03/2026 às 13h09 Atualizada em 02/03/2026 às 13h17
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.istockphoto.com/br
Foto: https://www.istockphoto.com/br

Que jogo? Já deram o pontapé inicial? E as regras do jogo? Certo mesmo é que este ano é, de fato, peculiar. A indiferença não tem mais espaço em pleno século XXI. Mas será que não interessa à velha mídia uma cobertura ampla sobre fatos e acontecimentos que possam contrariar os interesses governamentais? A melhor pergunta não é: a total dependência de recursos impede a velha mídia de noticiar fatos e acontecimentos de forma correta?

O que é a indiferença? Falta de interesse, de atenção, de cuidado, de consideração; descaso; desdém. E isso funciona? O pensamento governamental é de que, quanto menos pessoas souberem do que está acontecendo, melhor? Mas, no vasto mundo tecnológico, isso não acaba por impulsionar o engajamento de um maior número de pessoas diante de fatos e acontecimentos? Quem, em sã consciência, não soube que milhões de pessoas ocuparam a Avenida Paulista neste fim de semana por várias horas? Ninguém!

Indiferença “ganha o jogo”? De que mesmo você pensa que estamos falando? Politizar fatos e acontecimentos não é função jornalística. O que não pode acontecer é alguns pseudojornalistas imaginarem que manipular o número de participantes em um evento faz com que ele não seja recebido de forma adequada por pessoas sábias e inteligentes. Será que ainda existem pessoas que acreditam que a grande maioria do povo brasileiro não pensa e simplesmente lerá os primeiros parágrafos de determinados textos?

A indiferença que pode ganhar o jogo é a que parte de todas as classes diante do que se vem fazendo no ato de simplesmente informar. Enviesar fatos e acontecimentos provoca irritação na população. Quem consegue reunir multidões, além das igrejas, nos dias atuais no Brasil? E agregar pessoas sem ônibus pagos, metrô gratuito ou merendas? Somente lideranças que, além de serem bem-quistas pelo povo, não percebem o povão apenas como massa de manobra. É muito exitoso reunir tamanho número de pessoas em pleno fim de semana. É como se estivessem dizendo: “Ninguém aguenta mais tanto desmando e gastança de dinheiro público”. Querem um país melhor!

Mas o povo brasileiro, no geral, somente se interessa por cerveja, futebol e carnaval? Isso não cola mais. São meras falácias sociológicas. O maior exemplo de interesse pelo contexto político advém dos empreendedores. Toda vez que você pegar um moto Uber ou um carro que presta serviços a aplicativos, indague sobre o que eles acham dos impostos governamentais! Verá e perceberá respostas que, em sua grande maioria, expressam indignação sobre fatos e acontecimentos nos últimos quatro anos. E não há um provérbio muito conhecido que diz que a voz do povo é a voz de Deus?

Em suma, na contemporaneidade, não há mais como esconder ou tentar dizer que simplesmente algo não aconteceu ou que determinado evento não tinha muita gente nas ruas. Reunir 100.000 (cem mil) pessoas em pleno domingo é algo extraordinário. E a repercussão pode ser medida por quem transmitiu o evento. Somente o canal do YouTube da Revista Oeste já registra mais de 1.000.000 (um milhão) de visualizações. E, se somarmos todas as outras pessoas ou empresas que transmitiram o evento? É gente para caramba. A indiferença somente acentua fatos e acontecimentos e cria maior indignação! Trabalhador nos dias atuais valoriza muito mais as informações que chegam via celulares!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes