Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Internacional RESPEITO A TODOS

Quem não tem pode ser alguém que procura

Visão diferenciada e de respeito a todo ser humano

02/03/2026 às 10h51 Atualizada em 02/03/2026 às 11h01
Por: Josenildo Melo Fonte: Cúria, Santa Sé, Rádio Vaticano, Vaticano
Compartilhe:
Foto: https://www.vaticannews.va/en.html
Foto: https://www.vaticannews.va/en.html

O Papa: mesmo quem não tem fé pode ser alguém que procura Deus

Leão XIV responde, na edição da revista “Piazza San Pietro”, à carta de um homem que se define como “um ateu que ama a Deus”: o verdadeiro problema não é acreditar ou não acreditar em Deus, mas buscá-Lo — e é aí que reside a dignidade e a beleza da nossa vida.

Vatican News – Josenildo* Melo

“Não pode ser ateu quem ama a Deus, quem o busca com coração sincero.” Assim responde o Papa Leão, citando Santo Agostinho, a Rocco, de Reggio Calabria — sul da Itália —, que enviou uma carta à revista “Piazza San Pietro”, editada pela Basílica Vaticana. O Pontífice agradece pela poesia de Rocco, que pede ajuda e questiona se é possível definir-se ateu e, ao mesmo tempo, amar a Deus.

Encontrar Deus dentro de si mesmo

“Acredito que não acredito; absolutamente certo do nada, continuo a ansiar por Deus. O meu drama — acrescenta Rocco, na sua poesia — é Deus! A minha inquietação é Deus!”

“O que você afirma — responde o Papa — fez-me lembrar imediatamente o que meu amado pai Santo Agostinho escreve nas Confissões: ‘Tu estavas dentro de mim, e eu fora; e lá eu te procurava’.” Uma citação que bem destaca como a busca por Deus é desejo.

Na busca de seu rosto reside a dignidade da vida humana

“O verdadeiro problema da fé — continua Leão XIV — não é acreditar ou não acreditar em Deus, mas procurá-Lo! Ele deixa-se encontrar pelo coração que O procura e, talvez, a distinção correta a fazer não seja tanto entre crentes e não crentes, mas entre aqueles que procuram e aqueles que não procuram Deus.”

E então o Papa acrescenta que se pode pensar que se é crente sem buscar o rosto de Deus e, portanto, sem amá-Lo; ao contrário, pode-se estar convencido de não acreditar e, em vez disso, “ser um buscador ardente de seu rosto, amá-Lo” — conclui, dirigindo-se a Rocco — “como você faz. Eis que todos nós somos desejosos de Amor, buscadores de Deus. E aqui reside a dignidade e a beleza de nossa vida.”

*Josenildo Nascimento Melo é Vaticanista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes