Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde DIAGNÓSTICO /IMAGEM

Parnaíba recebe primeira ressonância magnética pública fora da capital e consolida novo polo de saúde no Norte do Piauí

Equipamento de última geração, viabilizado por emenda de Ciro Nogueira, amplia diagnósticos de alta precisão e reduz deslocamentos para Teresina

22/02/2026 às 05h08 Atualizada em 22/02/2026 às 12h19
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Prefeito Francisco Emanuel e senador Ciro Nogueira comemorando a chegada do equipamento de ressonância magnética em Parnaíba - Foto: Reprodução
Prefeito Francisco Emanuel e senador Ciro Nogueira comemorando a chegada do equipamento de ressonância magnética em Parnaíba - Foto: Reprodução

A cidade de Parnaíba, conhecida como Capital do Delta, acaba de dar um salto estrutural na área da saúde pública. Foi instalado no município o primeiro equipamento de ressonância magnética da rede pública fora de Teresina, um marco para o Norte do Estado. O aparelho, considerado de última geração, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, e atenderá pacientes de toda a região por meio da rede municipal.

O prefeito Francisco Emanuel fez questão de tornar público o agradecimento ao senador. Em suas redes sociais, destacou que a conquista representa o cumprimento de uma promessa de campanha e um avanço histórico para a cidade.

“Esta é uma máquina que só os melhores hospitais do Brasil, como o Sírio Libanês, possuem. É de uma importância muito significativa para a população e foi uma de nossas promessas de campanha, que está sendo cumprida agora, graças ao nosso senador Ciro Nogueira, que tem se empenhado pela saúde dos piauienses. Somos muito gratos”, afirmou.

A recepção por parte da população foi marcada por entusiasmo e expectativa. Para muitos parnaibanos, o equipamento simboliza não apenas tecnologia de ponta, mas dignidade no acesso à saúde. Até então, pacientes que necessitavam de exames mais complexos precisavam se deslocar até Teresina, enfrentando filas, viagens longas e custos indiretos. A nova estrutura reduz essa dependência e aproxima o diagnóstico de quem mais precisa.

Primeira máquina de ressonância do interior do Estado implantado em Parnaíba - Foto: Reprodução

O impacto regional é significativo. Municípios que compõem a Planície Litorânea, como Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Cocal, passam a contar com um centro de referência mais próximo. Em casos neurológicos, ortopédicos, oncológicos e cardiovasculares, a ressonância magnética é fundamental para diagnósticos precisos e definição de condutas médicas rápidas. Em saúde pública, tempo é fator decisivo.

O prefeito destacou ainda que o equipamento está em fase final de instalação e deve entrar em funcionamento em breve, atendendo milhares de pacientes da região Norte do Piauí. A medida também tende a desafogar a rede da capital, redistribuindo a demanda e fortalecendo a regionalização do atendimento especializado.

Para o senador Ciro Nogueira, a entrega reforça o compromisso com investimentos estruturantes.

“Benefícios como este, que chegam de maneira tão esperada para toda a população, principalmente de uma região como Parnaíba, no Norte do estado, nos motiva a trabalhar ainda mais pelas pessoas. Um aparelho como este faz avaliações médicas de alta precisão e pode salvar vidas”, declarou.

Com a nova ressonância magnética, Parnaíba deixa de ser apenas referência turística e passa a ocupar posição estratégica no mapa da saúde pública estadual. O equipamento não é apenas uma máquina. É um divisor de águas na descentralização dos serviços de alta complexidade no Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários