
A cidade de Parnaíba, conhecida como Capital do Delta, acaba de dar um salto estrutural na área da saúde pública. Foi instalado no município o primeiro equipamento de ressonância magnética da rede pública fora de Teresina, um marco para o Norte do Estado. O aparelho, considerado de última geração, foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, e atenderá pacientes de toda a região por meio da rede municipal.
O prefeito Francisco Emanuel fez questão de tornar público o agradecimento ao senador. Em suas redes sociais, destacou que a conquista representa o cumprimento de uma promessa de campanha e um avanço histórico para a cidade.
“Esta é uma máquina que só os melhores hospitais do Brasil, como o Sírio Libanês, possuem. É de uma importância muito significativa para a população e foi uma de nossas promessas de campanha, que está sendo cumprida agora, graças ao nosso senador Ciro Nogueira, que tem se empenhado pela saúde dos piauienses. Somos muito gratos”, afirmou.
A recepção por parte da população foi marcada por entusiasmo e expectativa. Para muitos parnaibanos, o equipamento simboliza não apenas tecnologia de ponta, mas dignidade no acesso à saúde. Até então, pacientes que necessitavam de exames mais complexos precisavam se deslocar até Teresina, enfrentando filas, viagens longas e custos indiretos. A nova estrutura reduz essa dependência e aproxima o diagnóstico de quem mais precisa.
O impacto regional é significativo. Municípios que compõem a Planície Litorânea, como Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Cocal, passam a contar com um centro de referência mais próximo. Em casos neurológicos, ortopédicos, oncológicos e cardiovasculares, a ressonância magnética é fundamental para diagnósticos precisos e definição de condutas médicas rápidas. Em saúde pública, tempo é fator decisivo.
O prefeito destacou ainda que o equipamento está em fase final de instalação e deve entrar em funcionamento em breve, atendendo milhares de pacientes da região Norte do Piauí. A medida também tende a desafogar a rede da capital, redistribuindo a demanda e fortalecendo a regionalização do atendimento especializado.
Para o senador Ciro Nogueira, a entrega reforça o compromisso com investimentos estruturantes.
“Benefícios como este, que chegam de maneira tão esperada para toda a população, principalmente de uma região como Parnaíba, no Norte do estado, nos motiva a trabalhar ainda mais pelas pessoas. Um aparelho como este faz avaliações médicas de alta precisão e pode salvar vidas”, declarou.
Com a nova ressonância magnética, Parnaíba deixa de ser apenas referência turística e passa a ocupar posição estratégica no mapa da saúde pública estadual. O equipamento não é apenas uma máquina. É um divisor de águas na descentralização dos serviços de alta complexidade no Piauí.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°