Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento AOS BONS LEITORES

Escrever para existir?

Vida cristã é uma jornada de fé e amor, centrada em seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, buscando uma relação pessoal com Deus, refletindo Seus valores no dia a dia, servindo ao próximo e participando da comunidade de fé, tudo isso fundamentado na fé, esperança e caridade. É um estilo de vida que implica em imitar Cristo, orar, estudar as Escrituras, confessar pecados e buscar a transformação para ser “luz e sal” no mundo, testemunhando a presença de Cristo em suas ações e atitudes.

19/01/2026 às 07h25
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.psitto.com.br/
Foto: https://www.psitto.com.br/

Por que a escrita não deve ser temerosa? Escrever com medo deve ser a pior coisa que existe. É triste ouvir pessoas tão inteligentes e bem-sucedidas dizerem que não escrevem por medo. A que ponto chegamos? Com 54 anos de vida, nunca tinha ouvido isso. Mas, ultimamente, tenho encontrado pessoas bacanas e sábias dizendo que não escrevem por medo. Medo de tudo: medo de perderem o pouco que possuem e conquistaram; medo de serem perseguidas; medo de serem injustamente acusadas.

Nesse sentido, o que todo bom cristão deve pensar? Igual a um famoso cristão em Roma que, no momento das torturas, ao ser frito, simplesmente disse: “Que tal assarem também o outro lado do meu corpo? Basta virar a grelha, mas não renegarei aquele que nunca me fez mal algum. Jesus Cristo, Deus, somente me fez o bem”. Muitos dizem simplesmente que isso são histórias contadas por padres e pastores. Mas, em Roma, TODOS sabem dessas histórias!

Escrever para existir? Porque tudo passa! Um dia é da caça, outro do caçador. Poderosos não são eternos (apenas acham que serão). O poder é como a vida: passa rapidamente, e a pessoa nem se dá conta. E o pior: não há garantia de que se terá uma outra vida próspera e feliz materialmente. Qual o verdadeiro sentido de ler e reler a Sagrada Escritura? Ela não dá dinheiro nem poder a ninguém. A Bíblia proporciona sabedoria e valorização de tudo aquilo que realmente não é finito e fútil. Meus avós costumavam dizer que homens que se entregam de corpo e alma ao poder são frágeis não apenas de caráter, mas principalmente de sabedoria. Qual o sentido de conquistar algo tão fútil e que desaparece rapidamente? Seria não ter a paciência do tempo de Deus e querer tudo ao seu próprio tempo, como fruto “da força do próprio braço”? Misericórdia!

Já teve a curiosidade de saber quais foram os dez maiores escritores do mundo? Não há um consenso absoluto sobre os dez maiores escritores da humanidade, pois a escolha é subjetiva, mas consistentemente aparecem nomes como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Fiódor Dostoiévski, Machado de Assis, Dante Alighieri, Homero, Charles Dickens, Jane Austen, Franz Kafka, Jorge Luis Borges e Virginia Woolf, destacando-se por sua universalidade, inovação e profundo impacto cultural, com base em listas de críticos e publicações. Qual a razão de tratar um tema desses de forma tão pública? A compreensão de por que muitos homens preferiram mais a companhia dos livros do que a dos seres humanos. Os livros revelam muito do que a sociedade fez e fará!

Escrever para existir? É um feito. Chega a ser o próprio sentido da existência. Encontrar tempo para escrever sem ninguém ficar lhe aperreando e incomodando é uma dádiva de Jesus Cristo, Deus, pois o mundo não gosta e muito menos aprecia os bons escritores. Quem, de fato, já leu alguma obra dos grandes escritores citados anteriormente? O mundo mundano costuma sorrir da cultura e de seus apreciadores! Chegam até mesmo a escarnecer de quem aprecia o bem e os verdadeiros valores. Nada melhor do que Paulo para cunhar uma frase que realmente deve nortear todo bom cristão: “Vivas no mundo, mas não pertenças a ele”. A vida cristã não é esse doce mel que atualmente pregam. Seguir a Cristo Jesus, Deus, é a certeza de que todo dia é um dia diferenciado e de muita oração!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes