Domingo, 28 de Junho de 2026
31°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde SAÚDE

Insulina em falta: hospitais privados relatam dificuldade de aquisição

Estudo aponta que quase metade dos hospitais consultados tem estoque de insulina para apenas 30 dias, afetando tratamento de diabéticos

12/09/2024 às 19h20
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Hospitais privados em todo o Brasil estão enfrentando dificuldades para adquirir insulina humana, essencial para o tratamento de pacientes diabéticos. De acordo com um levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), divulgado na última quarta-feira (11), muitas instituições relatam ter estoques suficientes apenas para um mês. A pesquisa incluiu 53 dos 143 hospitais associados à Anahp, entre eles renomadas instituições como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, em São Paulo.

O estudo revelou que 79% dos hospitais consultados enfrentam dificuldades na compra de insulina. Embora 91% possuam estoque, quase metade (49%) afirmou que o volume disponível deve durar somente até o próximo mês. O cenário é particularmente preocupante, uma vez que insulina é vital para o controle do diabetes, uma doença crônica que vem aumentando em prevalência no Brasil.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de brasileiros adultos com diabetes cresceu 65% nos últimos 15 anos. Em 2021, 9,1% dos adultos foram diagnosticados com a doença, contra 5,5% em 2006. No início de 2023, o país já havia enfrentado uma escassez de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS), e agora, o setor privado também enfrenta dificuldades de abastecimento.

A farmacêutica Novo Nordisk, uma das principais fornecedoras do medicamento, alertou em maio sobre a indisponibilidade de suas insulinas a partir de julho. Em nota, a empresa afirmou que a escassez é resultado do aumento global da demanda e de problemas no fornecimento de insumos, uma situação que deve se estender até o fim do ano.

Apesar das dificuldades, a Novo Nordisk declarou que está trabalhando para atender pedidos do setor privado dentro do possível, enquanto o fornecimento de insulina para o SUS segue normal. A empresa garantiu que suas entregas ao sistema público estão sendo feitas conforme acordado, sem problemas de abastecimento até o momento.

No entanto, a escassez nas redes privadas e em algumas farmácias tem gerado preocupação. Paulo Augusto Carvalho Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, destacou a necessidade de uma estratégia para garantir a produção nacional e a importação de insulina, a fim de evitar maiores impactos no tratamento de pacientes diabéticos no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários