Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Especiais VASTO MUNDO

O que é um monge?

É um homem que se dedica integralmente à vida religiosa, deixando o mundo secular para viver em reclusão (em um mosteiro ou ermida) focado na oração, contemplação e práticas espirituais, seguindo votos como pobreza, castidade e obediência, e essa tradição existe em diversas religiões como Cristianismo, Budismo e Hinduísmo.

06/01/2026 às 00h16 Atualizada em 06/01/2026 às 08h58
Por: Josenildo Melo Fonte: https://ecclesia.org.br/
Compartilhe:
Foto: https://lumenchristi.com.br/
Foto: https://lumenchristi.com.br/

Monge é “aquele que está separado de todos e unido a todos”, segundo a noção que nos é dada pelo mestre do ascetismo Evágrio Pôntico.

“É assim chamado porque conversa com Deus noite e dia e não imagina senão as coisas de Deus, sem nada possuir na terra”. “É chamado monge porque, em primeiro lugar, é sozinho, é solitário, abstendo-se do casamento e renunciando ao mundo, interior e exteriormente; em segundo lugar, porque se dirige a Deus na oração incessante, para que Deus purifique o seu intelecto e, enquanto tal, se torne monge e solitário em presença do Deus verdadeiro, sem admitir pensamentos do mal” (São Macário, o Egípcio).

Ou, como dizia Santo Hesíquios, “o verdadeiro monge é aquele que atinge a sobriedade. E o monge verdadeiramente sóbrio é aquele que é monge no seu coração”. De acordo com os grandes e santos Padres da Igreja, o monge é, afinal, aquele que quer ser salvo, levando uma vida de acordo com o Evangelho, procurando somente o único e necessário; fazendo o BEM a TUDO e a TODOS.

Podemos dizer que, de certo modo, foram os monges que ensinaram a comunidade cristã a rezar. Efetivamente, foram eles que desenvolveram uma prática litúrgica progressivamente adotada pela Igreja no seu conjunto e que se manteve até hoje.

Foram também os monges que criaram uma tradição de oração pessoal e de contemplação incessante. Isto é, foram os monges que nos ensinaram a conceber a oração como um meio de alcançar o fim da vida cristã: a participação em Deus, a deificação, comungando, pelo Espírito Santo, com a humanidade deificada de Cristo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes