Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Comportamento DEVOCIONAL

Nunca uma sensação de bem-estar?

É preciso escolher entre a sensação de bem-estar e a impressão de bem-estar. São dois estados de espírito com certas semelhanças superficiais, mas, na realidade, muito diferentes. Há coisas que provocam uma real sensação de bem-estar e outras que provocam apenas uma impressão de bem-estar.

05/01/2026 às 08h43
Por: Josenildo Melo Fonte: https://ultimato.com.br/
Compartilhe:
Foto: https://ultimato.com.br/
Foto: https://ultimato.com.br/

Tu és tudo o que desejo no céu e tudo o que desejo na terra! (Sl 73.25)

A simples impressão de bem-estar, além de decepcionante, é até perigosa, pois “aos loucos, a sua impressão de bem-estar os leva à perdição” (Pv 1.32). O pastor da igreja em Laodiceia afirmava: “Estou rico e abastado, e não preciso de coisa alguma”, sem saber, no entanto, que ele, na vida real, era infeliz, miserável, pobre, cego e nu (Ap 3.17).

Não haverá uma autêntica sensação de bem-estar se esse sentimento depender de expedientes mecânicos, como a ingestão de álcool. Trata-se de uma euforia artificial, irreal e passageira.

Não haverá uma autêntica sensação de bem-estar se esse sentimento depender exclusivamente de bens que satisfaçam as necessidades de recreio, de segurança financeira, de prosperidade social e intelectual. Jesus declarou conclusivamente que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Se não alimentarmos o espírito, se não tivermos comunhão com Deus, nós desgostaremos da própria vida, da eterna mesmice, da vaidade das possessões, da sabedoria, do trabalho, das riquezas. Concluiremos, como o autor de Eclesiastes, que “tudo é vaidade” (Ec 1.1-5).

Não haverá uma autêntica sensação de bem-estar se esse sentimento depender exclusivamente de bens que valem apenas para o período de vida que vai do berço ao túmulo. Para muitos, é difícil compreender plenamente que “a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15-21). Os que vivem com o lema “comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1Co 15.32) só podem ter uma impressão de bem-estar, mas nunca uma sensação de bem-estar.

Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

Seg 36°C 22°C
Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 20°C
Qui 37°C 23°C
Sex 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes