
A Samsung prepara um passo grande para a conectividade móvel com a linha Galaxy S26. De acordo com informações de bastidores, os novos aparelhos devem ir além dos avisos de emergência por texto e passar a realizar ligações de voz completas via satélite. O recurso deve ser viabilizado pelo modem Exynos 5410, desenvolvido para se conectar diretamente a redes não terrestres e satélites de baixa órbita, a tal “torre de celular no espaço”.
O grande diferencial está no modo LTE Direct to Cell, que permite que o smartphone converse com os satélites sem antenas externas ou acessórios extras. O modem também suporta modos pensados para mensagens e localização em áreas extremas, além de um padrão mais avançado que pode chegar até a videochamadas no futuro, aproximando a internet por satélite do 5G comum. Em redes tradicionais, ele ainda promete velocidades de download que passam dos 14 Gb/s.
A Samsung também trabalha para o recurso não virar um “sugador de bateria”. O chip é fabricado em processo de 4 nm, mais eficiente, e foi pensado para reduzir o consumo quando o modem está em espera. A segurança foi reforçada com criptografia pós-quântica, protegendo dados sensíveis do aparelho mesmo diante de tecnologias mais poderosas de invasão no futuro.
Apesar do avanço técnico, o maior desafio agora é fora do laboratório. Para que as ligações via satélite funcionem de verdade, a Samsung precisa fechar acordos com operadoras e empresas de satélite nos diferentes países. Também segue indefinido como será cobrado o serviço e em quais mercados o recurso vai estrear. Rumores apontam lançamento do Galaxy S26 em fevereiro, mas, por enquanto, a empresa mantém silêncio oficial.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°