
A equipe da missão Artemis 2, que marcará o retorno da humanidade à Lua, realizou mais um ensaio geral para o lançamento previsto para fevereiro do próximo ano. O teste havia sido adiado em um mês por causa de um problema no fechamento da escotilha da espaçonave Orion. Participaram do treinamento o canadense Jeremy Hansen e os norte-americanos Victor Glover, Reid Wiseman e Christina Koch.
Durante o exercício, os astronautas simularam as etapas que antecedem o lançamento, repetindo procedimentos de aproximação e checagem dos sistemas. A Artemis 2 deverá durar cerca de dez dias e é considerada uma fase-chave do programa, porque levará uma tripulação a orbitar a Lua antes do pouso humano planejado para as próximas etapas.
Os organizadores admitiram que o ensaio não cumpriu todos os objetivos previstos, mas avaliaram o resultado como positivo para corrigir falhas e ajustar protocolos. Em rede social, o comandante Reid Wiseman foi direto: “Não deu tudo perfeitamente certo, mas o veículo e a equipe mostraram que estão prontos para o desafio. O lançamento está chegando”, escreveu.
No momento, o lançamento segue marcado para 6 de fevereiro, mas a data ainda pode mudar. A NASA trabalha com diferentes janelas de oportunidade, que dependem da posição da Terra e da Lua no início da missão. Mesmo com a possibilidade de ajustes no cronograma, o ensaio reforçou que o retorno tripulado à órbita lunar está cada vez mais próximo.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°