Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Curiosidade INSUSTENTÁVEL

Quase metade dos brasileiros pensa em deixar o país, mostra pesquisa

Interesse em emigrar é maior entre jovens e tem Europa e EUA como principais destinos

20/12/2025 às 11h00 Atualizada em 21/12/2025 às 10h34
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quatro em cada dez brasileiros consideram a possibilidade de sair do Brasil. É o que mostra o 18º levantamento do Observatório Febraban, divulgado nesta quinta-feira (18). Segundo a pesquisa, 40% afirmam ter interesse em emigrar, enquanto 57% dizem não ter planos de deixar o país.

O desejo de morar fora é mais forte entre os mais jovens. Entre os integrantes da Geração Y, 50% demonstram interesse em viver no exterior. Na Geração Z, o percentual chega a 44%. Já entre os mais velhos, a intenção diminui: 35% na Geração X e 25% entre os Baby Boomers.

Entre os brasileiros que pensam em sair do país, a preferência recai sobre destinos onde já existem grandes comunidades brasileiras. A Europa lidera com 60% das menções, tendo Portugal como principal escolha. Na América do Norte, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, seguidos pelo Canadá. Países asiáticos como Japão e China também são citados, mas com menor peso.

O levantamento ouviu 3 mil pessoas em todas as regiões do Brasil entre 15 de novembro e 2 de dezembro. Além do tema da emigração, a pesquisa também abordou expectativas sobre a Copa do Mundo de 2026: apesar do jejum desde 2002, a maioria dos entrevistados ainda acredita que o Brasil tem chances reais de conquistar o título, embora o otimismo seja moderado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários