
O projeto Inthegra, que nasceu com o discurso de modernizar o transporte coletivo de Teresina, acabou se transformando em um monumento ao fracasso administrativo. Criado ainda na gestão do então prefeito Elmano Ferrer, o sistema prometia eficiência, conforto e integração. Nas mãos de Firmino Filho, continuou tropeçando. Já na administração de Dr. Pessoa, foi sepultado de vez — sem jamais ter cumprido o que prometeu.
As paradas climatizadas, que deveriam ser símbolo de conforto e tecnologia, tornaram-se alvos fáceis do vandalismo. Os aparelhos de ar-condicionado foram os primeiros a desaparecer, levados por criminosos. Depois vieram os vidros quebrados, cabos arrancados e pichações por toda parte. E o mais revoltante: ninguém foi preso, apesar dos vídeos que circulam nas redes mostrando o saque do patrimônio público.
O caso do terminal de passageiros do bairro Buenos Aires, na zona Norte, resume o drama. O espaço que custou milhões aos cofres públicos e nunca funcionou plenamente, agora está entregue ao abandono. O que restava de estrutura está sendo roubado e destruído. Recentemente, vândalos arrancaram a fiação, mergulhando o local na escuridão. Onde antes havia um espaço de lazer improvisado para as crianças, agora há usuários de drogas, entulho e medo.
Cansados da omissão, os moradores recorreram às redes sociais para denunciar o descaso. Vídeos mostrando o abandono viralizaram, escancarando o abandono institucionalizado. A pergunta que ecoa entre os moradores é simples: onde está a Guarda Municipal? Por que a prefeitura permite que um patrimônio público tão caro seja entregue à própria sorte?
O mecânico José Carlos, morador antigo do bairro, tem tentado resistir. Ele denuncia o abandono nas redes sociais, não só do terminal, mas também do mercado público do Buenos Aires, que funciona ao lado e também se encontra deteriorado. A luta dele é pela revitalização e pela dignidade de um espaço que deveria servir à comunidade — e não aos vândalos.
"A gente já não sabe a quem recorrer. E um dos maiores e importantes patrimônios públicos do bairro vai se deteriorando dia após dia", lamentou José Carlos.
Enquanto isso, na nova gestão de Sílvio Mendes, o transporte público continua em colapso e os terminais seguem como ruínas de um projeto mal planejado e mal executado. O Inthegra, que nasceu para integrar, hoje integra apenas a lista de fiascos caros e vergonhosos da capital piauiense.
DEGRADAÇÃO TOTAL? Desordenamento moral?
PLANEJAMENTO Planejar a vida também é pensar no amanhã
ADUTORA ROMPIDA Águas de Teresina deixa bairros inteiros sem água e revolta moradores neste sábado
DISCRIMINAÇÃO Teresina fica fora de pacote bilionário do Governo Federal para mobilidade urbana
TERESINA Grupo Hot Sat promove em Teresina evento fechado para empresários e líderes de empresas
TERESINA Trabalhador morre soterrado em tanque de decantação e operação dos Bombeiros dura quase 9 horas em Teresina Mín. 23° Máx. 32°