Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Teresina DESCASO X VANDALISMO

Abandono do terminal do Buenos Aires escancara o fracasso do Sistema Inthegra

Prometido como revolução no transporte público, o projeto Inthegra virou símbolo de desperdício e descaso. Estruturas milionárias estão sendo destruídas a céu aberto, enquanto a prefeitura assiste, inerte, à depredação do patrimônio público

07/11/2025 às 10h10
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
As famílias costumavam usar os espaço para o lazer das criançada nas agora sem iluminação ficou perigoso - Foto: Reprodução
As famílias costumavam usar os espaço para o lazer das criançada nas agora sem iluminação ficou perigoso - Foto: Reprodução

O projeto Inthegra, que nasceu com o discurso de modernizar o transporte coletivo de Teresina, acabou se transformando em um monumento ao fracasso administrativo. Criado ainda na gestão do então prefeito Elmano Ferrer, o sistema prometia eficiência, conforto e integração. Nas mãos de Firmino Filho, continuou tropeçando. Já na administração de Dr. Pessoa, foi sepultado de vez — sem jamais ter cumprido o que prometeu.

As paradas climatizadas, que deveriam ser símbolo de conforto e tecnologia, tornaram-se alvos fáceis do vandalismo. Os aparelhos de ar-condicionado foram os primeiros a desaparecer, levados por criminosos. Depois vieram os vidros quebrados, cabos arrancados e pichações por toda parte. E o mais revoltante: ninguém foi preso, apesar dos vídeos que circulam nas redes mostrando o saque do patrimônio público.

O caso do terminal de passageiros do bairro Buenos Aires, na zona Norte, resume o drama. O espaço que custou milhões aos cofres públicos e nunca funcionou plenamente, agora está entregue ao abandono. O que restava de estrutura está sendo roubado e destruído. Recentemente, vândalos arrancaram a fiação, mergulhando o local na escuridão. Onde antes havia um espaço de lazer improvisado para as crianças, agora há usuários de drogas, entulho e medo.

Cansados da omissão, os moradores recorreram às redes sociais para denunciar o descaso. Vídeos mostrando o abandono viralizaram, escancarando o abandono institucionalizado. A pergunta que ecoa entre os moradores é simples: onde está a Guarda Municipal? Por que a prefeitura permite que um patrimônio público tão caro seja entregue à própria sorte?

O mecânico José Carlos, morador antigo do bairro, tem tentado resistir. Ele denuncia o abandono nas redes sociais, não só do terminal, mas também do mercado público do Buenos Aires, que funciona ao lado e também se encontra deteriorado. A luta dele é pela revitalização e pela dignidade de um espaço que deveria servir à comunidade — e não aos vândalos.

"A gente já não sabe a quem recorrer. E um dos maiores e importantes patrimônios públicos do bairro vai se deteriorando dia após dia", lamentou José Carlos. 

Enquanto isso, na nova gestão de Sílvio Mendes, o transporte público continua em colapso e os terminais seguem como ruínas de um projeto mal planejado e mal executado. O Inthegra, que nasceu para integrar, hoje integra apenas a lista de fiascos caros e vergonhosos da capital piauiense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários