
O Ministério da Saúde anunciou um benefício inédito para pacientes com câncer que precisam viajar em busca de tratamento de radioterapia. A partir de agora, cada paciente e seu acompanhante terão direito a R$ 150 para alimentação e hospedagem e mais R$ 150 por trajeto. A medida atende uma realidade dura: no Brasil, quem precisa desse tipo de tratamento percorre, em média, 145 km até o hospital mais próximo.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, lançado em parceria com o presidente Lula. Ele destacou que o governo quer consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer já construída no país. “Ninguém vai deixar de se tratar por não ter condições de se deslocar”, afirmou.
O benefício também responde a uma dificuldade concreta: quase 40% dos pacientes do SUS precisam buscar atendimento fora da sua região. Para o secretário Mozart Salles, o apoio financeiro vai reduzir atrasos e abandonos no tratamento, garantindo mais acesso para quem mora em áreas rurais. Além disso, o governo vai investir R$ 156 milhões por ano na expansão da radioterapia, com meta de até 60 novos pacientes atendidos por equipamento.
Outro avanço é a criação da Assistência Farmacêutica Oncológica, que assegura custeio federal de 100% dos medicamentos contra o câncer. A compra centralizada já garantiu descontos expressivos — só o remédio usado no tratamento do câncer de mama teve redução de mais de 50%, permitindo atender mais 2 mil pacientes. O pacote, que também prevê novos aceleradores lineares e a formação de especialistas, deve beneficiar mais de 80 mil pessoas por ano até 2026.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°