Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Economia PERDULÁRIO

O escândalo dos cartões corporativos de Lula 3

Perdulário todo mundo já sabia que seria. Mas o que poucos imaginavam é o tamanho da sangria que o governo Lula vem promovendo com os infames cartões corporativos. Só em 2025, o rombo já passa de R$66,7 milhões

24/09/2025 às 09h16
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Os gastos com os cartões corporativos revelam um governo perdulário com o dinheiro do cidadão - Foto: Reprodução
Os gastos com os cartões corporativos revelam um governo perdulário com o dinheiro do cidadão - Foto: Reprodução

Onze cartões da Presidência da República já torraram R$4,3 milhões em menos de um ano. Tudo sob o véu da “segurança nacional”, que mantém os detalhes dos gastos escondidos do contribuinte. Segurança de quem? Do povo não é.

O Ministério da Justiça é campeão nesse descontrole: sozinho, já consumiu R$22 milhões em gastos espalhados por inacreditáveis 362 cartões. Uma farra institucionalizada, paga com suor de quem enfrenta fila, imposto e salário corroído pela inflação.

E não se trata de novidade. No segundo governo Lula, o então ministro Orlando Silva ficou marcado pela farra no cartão: hotéis, restaurantes e até uma tapioca entraram na conta do contribuinte. Hoje deputado do PCdoB, virou símbolo do desrespeito com o dinheiro público.

A pergunta que é: em que exatamente estão torrando milhões? Viagens de luxo? Jantares secretos? Regalias inconfessáveis? O governo não esclarece, não justifica e não abre as contas. Quando a transparência some, cresce a suspeita de que o abuso é regra, não exceção.

Enquanto isso, o cidadão comum aperta o cinto, corta gastos e paga cada vez mais caro por um Estado que não devolve em serviços a fortuna que consome. A farra dos cartões corporativos é a prova viva de que Brasília vive em outro planeta.

No fim, o governo Lula mostra mais uma vez a face de sempre: gastar sem limites, esconder informações e tratar o dinheiro público como se fosse dinheiro de bolso. O contribuinte paga, o governo gasta, e a conta da farra nunca fecha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários