Domingo, 28 de Junho de 2026
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Teresina TERESINA

Reunião do CONTEDE debate revitalização do Centro de Teresina e revisão de incentivos a empresas

Encontro na SEMDEC também tratou da devolução de terrenos e revisão do IPTU como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico

21/07/2025 às 12h40 Atualizada em 23/07/2025 às 08h07
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Wagner Albuquerque
Foto: Wagner Albuquerque

A 69ª reunião do CONTEDE (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico) foi realizada na manhã desta segunda-feira (21), às 10h, na sede da SEMDEC, localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, no bairro Jóquei, em Teresina. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sávio Normando, o vereador João Pereira (representando a Câmara Municipal), o superintendente da CDL, Ulysses Moraes, o diretor de atração de novos negócios do CIEPI, Arthur Feitosa, entre outros representantes do setor público e empresarial.

Durante a reunião, Sávio Normando destacou a importância de revitalizar a região central da capital, com foco na instalação de empresas no Centro de Teresina. Arthur Feitosa mencionou uma reunião com o prefeito e defendeu uma revisão completa dos processos de doação de terrenos da gestão anterior, especialmente no Polo Logístico. Ele também sugeriu que a SEMDEC tenha participação direta da Secretaria do Meio Ambiente nas análises, para facilitar as liberações e destravar o desenvolvimento.

Outro ponto debatido foi a dificuldade de se promover a ocupação comercial no Centro diante da elevada carga do IPTU. O superintendente da CDL alertou para a grande quantidade de prédios abandonados e defendeu uma revisão do imposto como medida estratégica. Já o vereador João Pereira citou o exemplo de Recife, onde há parceria entre prefeitura e governo estadual para revitalização urbana. Ele lembrou ainda que o Governo do Estado já anunciou uma intervenção no bairro Mafuá, com a instalação de um centro tecnológico, e revelou que está em tramitação na Câmara um projeto de lei para a criação de um “novo Jóquei Clube”.

Além dos debates, a pauta oficial incluiu a revogação de áreas dentro do Polo Empresarial Sul, a devolução de cauções para empresas que cumpriram os requisitos legais e comentários sobre a proposta de atualização da Lei Municipal nº 2.528/1997, que rege os incentivos econômicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários