Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral PROPOSTA

Projeto de lei propõe videomonitoramento obrigatório em transportes por aplicativo

A proposta busca aumentar a segurança de motoristas e passageiros, permitindo o uso de câmeras fixas nos veículos ou das câmeras dos próprios celulares.

12/07/2025 às 11h09
Por:
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que torna obrigatório o videomonitoramento durante corridas realizadas por aplicativos em todo o Brasil. A proposta busca aumentar a segurança de motoristas e passageiros, permitindo o uso de câmeras fixas nos veículos ou das câmeras dos próprios celulares.

O texto altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), transferindo aos municípios a responsabilidade pela fiscalização. O relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), apresentou um substitutivo para tornar a medida mais viável, evitando exigências consideradas de difícil aplicação, como o reconhecimento facial diário dos condutores.

A ideia é que ajustes nos aplicativos permitam que o próprio celular do motorista funcione como ferramenta de monitoramento, o que diminuiria custos e facilitarias a adesão à medida.

O projeto ainda precisa passar pelas comissões de Comunicação e de Constituição e Justiça e, depois, pelos plenários da Câmara e do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários