
Estudantes do CETI Martin Pinheiro, em Palmeira do Piauí, desenvolveram um aplicativo inovador para reduzir o desperdício de alimentos nas escolas. Batizado de “Alimentação sem desperdício”, o sistema web permite que os alunos informem diariamente se irão utilizar o refeitório escolar, gerando “tickets escolares” que ajudam na previsão e preparo adequado das refeições.
O projeto foi desenvolvido por 21 alunos da 2ª série do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e integra as ações da Educação Profissional e de Tempo Integral do estado. A plataforma já está em fase de testes e conta com funções como controle de presença, exibição do cardápio e área administrativa para análise de dados.
A iniciativa promove o protagonismo estudantil, a sustentabilidade e o uso prático da tecnologia no cotidiano escolar. A expectativa agora é expandir o sistema para outras escolas da rede estadual.
ENSINO PRIVADO Piauí dá aula ao Brasil: duas escolas estão entre as 10 melhores do país no Enem
Qualificação SENAI Teresina abre matrículas para cursos de qualificação e formação técnica
ENEM 2026 Enem 2026: candidatos têm até sexta para se inscrever pela internet Mín. 23° Máx. 32°