Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde SEMI-INTENSIVA

Bolsonaro deixa a UTI após 17 dias de internação por cirurgia abdominal

Ex-presidente apresenta melhora clínica, inicia dieta líquida e passa a leito semi-intensivo, mas segue sem previsão de alta e sob vigilância médica contínua em Brasília

30/04/2025 às 19h28
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Presidente vem se recuperando bem e agora já está na semi-intensiva - Foto: Reprodução
Presidente vem se recuperando bem e agora já está na semi-intensiva - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira, 30 de abril, após 17 dias de internação decorrente de uma cirurgia abdominal complexa realizada em 13 de abril. Ele foi transferido para um leito semi-intensivo, mas ainda não há previsão oficial de alta hospitalar.

Estado de saúde e recuperação

Segundo boletim médico, Bolsonaro encontra-se clinicamente estável, sem dor ou febre, com pressão arterial controlada. Na terça-feira, 29, foi retirada a sonda nasogástrica que ele utilizava desde o pós-operatório. Ele iniciou uma dieta líquida, com boa aceitação de água, chá e gelatina, e apresenta melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos.

Bolsonra minutos antes da retirada da sona nasográstrica - Foto: Reprodução

Apesar da evolução positiva, o ex-presidente continua recebendo suporte calórico e nutricional por via oral e endovenosa, além de realizar fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. A equipe médica mantém a necessidade de monitorização e vigilância contínua, com restrição de visitas e sem previsão de alta hospitalar.

Perspectivas para retorno às atividades

Ainda não há informações sobre limitações permanentes ou específicas na alimentação de Bolsonaro. A recuperação plena dependerá da evolução clínica nos próximos dias. Quanto ao retorno às atividades políticas, não há uma previsão definida, considerando que sua prioridade atual é a recuperação da cirurgia.

Esta foi a sexta cirurgia abdominal pela qual Bolsonaro passou desde o atentado sofrido em 2018. A equipe médica ressalta que a recuperação será gradual e requer cuidados contínuos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários