
O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quarta-feira, 30 de abril, após 17 dias de internação decorrente de uma cirurgia abdominal complexa realizada em 13 de abril. Ele foi transferido para um leito semi-intensivo, mas ainda não há previsão oficial de alta hospitalar.
Segundo boletim médico, Bolsonaro encontra-se clinicamente estável, sem dor ou febre, com pressão arterial controlada. Na terça-feira, 29, foi retirada a sonda nasogástrica que ele utilizava desde o pós-operatório. Ele iniciou uma dieta líquida, com boa aceitação de água, chá e gelatina, e apresenta melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos.
Apesar da evolução positiva, o ex-presidente continua recebendo suporte calórico e nutricional por via oral e endovenosa, além de realizar fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. A equipe médica mantém a necessidade de monitorização e vigilância contínua, com restrição de visitas e sem previsão de alta hospitalar.
Ainda não há informações sobre limitações permanentes ou específicas na alimentação de Bolsonaro. A recuperação plena dependerá da evolução clínica nos próximos dias. Quanto ao retorno às atividades políticas, não há uma previsão definida, considerando que sua prioridade atual é a recuperação da cirurgia.
Esta foi a sexta cirurgia abdominal pela qual Bolsonaro passou desde o atentado sofrido em 2018. A equipe médica ressalta que a recuperação será gradual e requer cuidados contínuos.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°