
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, nesta Quinta-feira Santa (17), após ter sido submetido a uma complexa cirurgia abdominal no último domingo (13). De acordo com o boletim médico mais recente, divulgado nesta manhã, o quadro clínico de Bolsonaro é estável, com “boa evolução”, sem sinais de dor, sangramentos ou complicações pós-operatórias.
A equipe médica informa que o ex-presidente continua realizando sessões regulares de fisioterapia motora — com caminhadas fora do leito — e fisioterapia respiratória. Os exames laboratoriais indicam melhora gradual dos parâmetros clínicos, o que sugere recuperação dentro do esperado.
Apesar da evolução positiva, Bolsonaro permanece sob cuidados intensivos e ainda não há previsão de alta da UTI. Por orientação médica, as visitas continuam restritas.
O procedimento cirúrgico durou cerca de 12 horas e teve como objetivo tratar uma obstrução intestinal causada por aderências internas (bridas), comuns em pacientes que passaram por múltiplas cirurgias abdominais. Também foi realizada a reconstrução de parte da parede abdominal.
Esta foi mais uma das intervenções enfrentadas por Bolsonaro desde o atentado à faca sofrido durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, ele passou por diversas cirurgias para tratar consequências desse episódio.
A equipe responsável pelo acompanhamento clínico do ex-presidente é composta por nomes como Cláudio Birolini (cirurgião-chefe), Leandro Echenique e Brasil Caiado (cardiologistas), Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior (coordenador da UTI), além dos diretores Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges.
Enquanto não há uma previsão concreta de alta hospitalar, o boletim sinaliza que o ex-presidente responde bem ao tratamento, embora o quadro ainda inspire cuidados constantes.
Instituto Butantan Ministério da Saúde suspende vacina da dengue após investigação de duas mortes e casos graves
REGRAS MP orienta limites para divulgação de ações policiais nas redes no Piauí
CONTAMINAÇÃO Anvisa determina retirada de lote da água Crystal após suspeita de contaminação Mín. 23° Máx. 32°