Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral A ORDEM É REPETIR

Sidônio e o desafio de comunicar um governo em declínio

Enquanto a comunicação tenta vender uma “volta por cima”, problemas reais continuam sem solução no Brasil

15/03/2025 às 06h49
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Sídônio Palmeira e a comunicação que não comunica - Foto: Reprodução
Sídônio Palmeira e a comunicação que não comunica - Foto: Reprodução

Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, propôs uma "unificação da comunicação" como um passo fundamental para reverter a queda de popularidade do presidente. No entanto, a grande questão é: como comunicar algo que, de fato, tem gerado mais frustração do que resultados tangíveis para a população?

O governo enfrenta uma série de problemas estruturais e sociais que vão muito além da comunicação. O país lida com uma fila de mais de 1,3 milhões de pessoas aguardando atendimento no INSS, falta de medicamentos essenciais em programas como o Farmácia Popular, e um cenário educacional marcado por críticas à falta de controle e transparência no acompanhamento dos alunos beneficiados no Programa Pé de Meia. Como Sidônio pretende convencer a população de que há algo concreto a ser comunicado, quando as promessas e as ações do governo ainda estão aquém das expectativas?

A proposta de Sidônio é focar em pontos que, segundo ele, precisam ser repetidos constantemente pela administração, como a redução da taxa de desemprego e a ampliação de programas como o Mais Médicos. Mas, no fim das contas, o que é realmente eficaz para enfrentar os maiores problemas do Brasil, que não são solucionados com slogans vazios ou repetições intermináveis?

A estratégia do governo, no momento, parece se resumir a uma tentativa de colocar “uma roupa nova” em programas que já existem, sem dar conta de que, sem resultados concretos e avanços reais nas áreas essenciais, a população continuará desconfiada. O evento de 2 de abril, com a presença de Lula, será mais uma tentativa de convencer a sociedade de que "o Brasil está dando a volta por cima". Mas qual é, de fato, a verdadeira estratégia para tirar o país do fundo do poço?

Sidônio Palmeira, ao querer centralizar a comunicação e usar memes nas redes sociais, parece mais um mágico tentando vender ilusão. Quando o que a população realmente precisa são soluções práticas e imediatas, será que a nova abordagem do governo será suficiente para recuperar a credibilidade perdida? Ou será apenas mais uma tentativa de maquiar uma administração que, até agora, falhou em resolver os problemas mais urgentes do Brasil?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários