Um eclipse total da Lua poderá ser observado em todo o Brasil na madrugada da próxima sexta-feira (14). O fenômeno, conhecido como “Lua de Sangue”, ocorre quando a Lua adquire uma coloração avermelhada ao ser encoberta pela sombra da Terra. Este será o último eclipse total lunar visível no país até 2029.
Segundo o Observatório Nacional, o eclipse começará às 3h26 (horário de Brasília), alcançará o ponto máximo às 3h58 e se encerrará às 4h31, quando a Lua se porá no horizonte. Ao todo, o evento astronômico terá duração de seis horas e três minutos, com a fase mais impactante — em que a Lua assume a tonalidade vermelha — durando uma hora e cinco minutos. O fenômeno será transmitido ao vivo no canal do Observatório no YouTube, a partir da 0h30.
O eclipse lunar poderá ser observado a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais ou qualquer tipo de proteção, ao contrário do eclipse solar. Para uma melhor visualização, recomenda-se buscar locais com ampla visibilidade para o lado leste, já que o eclipse estará em andamento no momento em que a Lua surgir no céu.
Caso as condições climáticas estejam desfavoráveis, como céu nublado ou chuvas, o público ainda poderá acompanhar todos os detalhes pela transmissão ao vivo na internet. A dica é aproveitar o momento raro e observar o espetáculo natural, que não se repetirá tão cedo.
Mín. 22° Máx. 33°