Sábado, 22 de Março de 2025
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação ÚNICO

Jovem piauiense de 17 anos passa em concurso federal e é aprovado em Medicina

Recém-formado no Ensino Médio, Danillo Augustus garantiu vaga no Ministério da Agricultura e em faculdades de Medicina

07/02/2025 às 08h25 Atualizada em 10/02/2025 às 08h22
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aos 17 anos, o piauiense Danillo Augustus conquistou uma vaga no cargo de Agente de Atividades Agropecuárias do Ministério da Agricultura, com salário inicial de R$ 7.436,29. O jovem, que ainda não completou 18 anos, escolheu essa como sua sétima opção entre os cargos de nível médio disponíveis no concurso.

“Fiquei muito alegre com essa notícia de ser aprovado tão jovem. Foi uma surpresa, é uma coisa que eu não esperava. Encarei como um desafio, e aprender com o processo foi o que contou”, afirmou Danillo, que inicialmente prestou a prova como forma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Aluno do Instituto Dom Barreto, uma das escolas mais conceituadas do país, ele estudava para vestibulares desde o 1º ano do Ensino Médio, conciliando conteúdos das aulas com videoaulas no YouTube. No 2º ano, chegou a ser aprovado para o curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e conquistou medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática de 2023.

O desempenho no ENEM 2023 reforçou seu talento acadêmico: ele acertou 161 das 180 questões e obteve 900 pontos na redação. Com essa pontuação, foi aprovado para o curso de Medicina no Centro de Educação Tecnológica de Teresina (Faculdade CET), no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Agora, Danillo se prepara para tentar uma vaga em universidades públicas do Nordeste e conseguiu uma bolsa em um cursinho preparatório para vestibulares.

Apesar das aprovações, há desafios para assumir o cargo no Ministério da Agricultura. Segundo o edital, além de ter 18 anos completos, os candidatos devem possuir Curso Técnico Agrícola com registro no Conselho de Classe, requisito que Danillo ainda não atende. Enquanto aguarda a definição da lotação dos aprovados, o jovem segue avaliando seus próximos passos. “Estava pensando muito na área de engenharia aeroespacial, mas também me vejo seguindo a profissão do meu pai, que é a medicina. Acho interessante o estudo da anatomia e poder ajudar as pessoas”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários