
A promessa de tornar Teresina mais verde ganhou força nesta segunda-feira (27), com a apresentação do plano de arborização da cidade pelo prefeito Sílvio Mendes (União Brasil). A iniciativa, que busca respostas imediatas às demandas ambientais, inclui medidas estratégicas e um novo enfoque na vegetação urbana.
Entre as principais ações, está a autorização para o plantio de árvores em qualquer região que apresente déficit de vegetação, sem burocracia excessiva. “A cidade tem pressa e cobra com razão. Não vamos perder tempo com planos de longo prazo que nunca saem do papel”, destacou Mendes durante o anúncio.
O projeto também traz orientações claras para evitar erros comuns do passado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) foi instruída a evitar o plantio de espécies de NIM, não nativas, que podem comprometer a biodiversidade local. Árvores frutíferas, por sua vez, estão proibidas em grandes avenidas, e o plantio sob fiações elétricas baixas foi vetado para prevenir problemas de infraestrutura no futuro.
Além disso, a SEMAM recebeu a tarefa de agilizar as iniciativas. Segundo o secretário Aluísio Sampaio, a meta anterior de plantar 15 mil árvores em um ano resultou em apenas mil mudas efetivamente plantadas. Para evitar a repetição desse fracasso, uma força-tarefa será organizada, incluindo a possível parceria com o Exército.
“A gente já tinha um plano detalhado com um manual de espécies típicas da região e uma análise de infraestrutura. O prefeito quer resultados rápidos, e, por isso, vamos acelerar. Teresina precisa de um impacto ambiental e paisagístico agora”, explicou Sampaio.
O plano começará pelas regiões da cidade com maior déficit de vegetação, priorizando locais com intenso calor urbano e baixa qualidade ambiental. Um levantamento técnico vai identificar as áreas mais urgentes, garantindo que as ações sejam direcionadas para onde o impacto será maior.
Além da possível colaboração com o Exército, o projeto busca envolver a sociedade civil, empresas locais e instituições de ensino na implementação do plano. A ideia é transformar o desafio ambiental em um esforço coletivo, incentivando o engajamento da população na preservação das novas áreas verdes.
Com a proposta de plantar árvores nativas, evitar espécies invasoras e resolver problemas históricos de planejamento, o plano de arborização de Teresina se apresenta como um passo importante rumo a uma cidade mais sustentável e resiliente. Agora, resta saber se as promessas do prefeito serão cumpridas à altura da urgência ambiental que Teresina enfrenta.
DEGRADAÇÃO TOTAL? Desordenamento moral?
PLANEJAMENTO Planejar a vida também é pensar no amanhã
ADUTORA ROMPIDA Águas de Teresina deixa bairros inteiros sem água e revolta moradores neste sábado
DISCRIMINAÇÃO Teresina fica fora de pacote bilionário do Governo Federal para mobilidade urbana
TERESINA Grupo Hot Sat promove em Teresina evento fechado para empresários e líderes de empresas
TERESINA Trabalhador morre soterrado em tanque de decantação e operação dos Bombeiros dura quase 9 horas em Teresina Mín. 23° Máx. 32°