Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde REFORÇO NA SAÚDE

Teresina reforça saúde pública: 351 profissionais convocados em concurso histórico

Prefeito Sílvio Mendes amplia atendimento nas UBS e anuncia novas convocações para hospitais, UPAs e saúde mental até fevereiro

15/01/2025 às 17h05 Atualizada em 15/01/2025 às 17h36
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Prefeito convoca 351 aprovados no concurso da FMS em Teresina: reforço histórico na saúde pública - Foto: Reprodução
Prefeito convoca 351 aprovados no concurso da FMS em Teresina: reforço histórico na saúde pública - Foto: Reprodução

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), deu um passo importante para fortalecer a saúde pública da capital ao convocar 351 candidatos aprovados no concurso público da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A assinatura da convocação ocorreu nesta quarta-feira (15), no Palácio da Cidade, com a nomeação prevista para publicação no Diário Oficial do Município.

Impacto na saúde pública

A inclusão de novos profissionais deve impactar positivamente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente no programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Este reforço busca reduzir a sobrecarga dos profissionais já em atuação e melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento à população, garantindo maior acesso aos serviços essenciais de saúde.

Profissionais convocados e atuação

Os convocados incluem:

  • 129 médicos
  • 38 enfermeiros
  • 15 cirurgiões-dentistas
  • 101 técnicos em enfermagem
  • 13 técnicos em farmácia
  • 14 auxiliares de saúde bucal
  • 41 auxiliares de administração

Esses profissionais atuarão nas UBS, ampliando a cobertura do ESF, que é a principal porta de entrada do SUS, com foco em ações preventivas e no acompanhamento contínuo das famílias.

Novas convocações previstas

O presidente da FMS, Charles da Silveira, anunciou que mais profissionais serão chamados até a primeira semana de fevereiro. Essa próxima etapa incluirá médicos e especialistas para hospitais, UPAs, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), e áreas específicas como saúde mental.

Compromisso com a saúde pública

Sílvio Mendes destacou a importância do SUS e o compromisso de sua gestão com a realização de concursos públicos para qualificar o serviço público de saúde. “A saúde pública é uma conquista social imensurável. Com essa convocação e as próximas previstas, reafirmamos o compromisso de fortalecer o SUS em Teresina, mesmo enfrentando desafios”, declarou o prefeito.

Histórico de fortalecimento do setor

Durante sua gestão na FMS, Mendes realizou 36 concursos públicos, aumentando significativamente o número de servidores na saúde. Esse histórico reforça a confiança em sua administração para continuar promovendo melhorias no sistema de saúde da capital.

O que esperar?

Com a convocação já oficializada e as próximas etapas anunciadas, espera-se uma melhora significativa nos serviços prestados à população de Teresina. A ampliação da equipe de saúde deve refletir em atendimentos mais ágeis e eficientes, com impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários