
As árvores são mais do que simples elementos da paisagem. Elas representam vida, equilíbrio e sustento para todas as espécies que habitam o planeta. Seja no campo ou na cidade, sua presença é essencial para tornar o ambiente habitável, especialmente em regiões quentes como o Nordeste brasileiro. Embora haja, o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, é importante que se busque uma reflexão sobre o papel fundamental que elas desempenham no dia a dia o ano todo.
No cotidiano, as árvores são mais do que meros provedores de sombra e frescor. Elas produzem oxigênio, regulam a temperatura, aumentam a umidade do ar, evitam erosões e ainda oferecem abrigo a diversas espécies de animais, sobretudo, ao homem. Em áreas urbanas, as árvores ajudam a reduzir a poluição sonora e do ar, além de embelezarem e valorizarem os espaços públicos. Já nas zonas rurais, são verdadeiras aliadas no combate à desertificação e à degradação do solo.
No Nordeste, onde o calor pode atingir níveis extremos, uma árvore pode ser a diferença entre um ambiente sufocante e um espaço acolhedor. Elas se tornam pontos de encontro, descanso e convivência, simbolizando vida e continuidade em regiões de clima severo.
Preservar árvores não é apenas uma questão ambiental; é uma necessidade para a sobrevivência humana. O desmatamento, por outro lado, traz consequências devastadoras, como erosões, assoreamento de rios, redução das chuvas, perda de biodiversidade e aumento das temperaturas. O impacto ambiental reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, causando efeitos como seca prolongada e a transformação de áreas verdes em desertos.
A perda de árvores não afeta apenas o meio ambiente; afeta economias inteiras. Muitas espécies arbóreas fornecem frutos, madeira, celulose e compostos medicinais essenciais para indústrias e para a vida humana. Árvores frutíferas, como mangueiras, goiabeiras e laranjeiras, são fontes de alimento e sustento para milhares de famílias. Por sua vez, pinheiros e eucaliptos fornecem matéria-prima para a produção de papel, enquanto várias outras espécies possuem compostos usados na fabricação de medicamentos e cosméticos.
Instituições e comunidades têm um papel crucial na conscientização e preservação das árvores. Um exemplo notável é a ação da Unileão, que desde 2019 promove iniciativas de plantio de árvores e educação ambiental. Além de plantar mudas em seus campi, a instituição distribuiu mais de 100 mudas para alunos e visitantes, fomentando a cultura de respeito e valorização da natureza.
A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão, profa. Ana Isabel, destaca a importância desse trabalho:
"Estamos desenvolvendo uma cultura em nossos alunos para espalhar árvores. Plantar e cuidar delas não é apenas um gesto ambiental, mas um compromisso com as gerações futuras."
O publicitário transforma a luta pelo verde em missão de vida. Ele vem reforçando a importância das árvores para a sobrevivência humana e a urbanização sustentável.
Há 25 anos, Silvio Leite, publicitário de destaque em Teresina, dedica parte de sua vida à preservação ambiental, com foco especial no plantio e cuidado de árvores. “Lutei 23 anos pela árvore cênica. Pensei em urbanizar a Avenida João XXIII, transformando-a em uma atração turística. Hoje, buscamos o plantio e a preservação das árvores como parceiras, porque o ser humano não consegue viver ou sobreviver sem tudo o que elas nos oferecem”, afirma Silvio.
Seu compromisso com o meio ambiente é um lembrete poderoso de que, em meio à urbanização acelerada, as árvores não são apenas elementos decorativos, mas essenciais para a qualidade de vida e a saúde do planeta.
"Teresina cresceu, veio a expansão imobiliária e com ela o desmatamento e infelizmente não houve o replantio como compensação ambiental. O Estado, o município, não faz essa reparação e nem o cidadão tem essa consciência ambiental de que a árvore nos assegura ar puro, sobra, aminiza o calor e nos proporciona qualidade de vida", explica.
Preservar e plantar árvores não é apenas uma responsabilidade dos governos ou das instituições, mas de cada cidadão. Pequenas ações, como evitar o corte indiscriminado, participar de programas de plantio e incentivar a educação ambiental, podem trazer mudanças significativas.
As árvores são mais do que um patrimônio ambiental; são um legado para o futuro. Ao protegê-las, garantimos ar puro, equilíbrio climático e qualidade de vida para as próximas gerações. Que cada um reflita: o que estamos fazendo para preservar as árvores que sustentam nossa existência? Não custa lembrar que: todo dia é dia da árvore!
ENSINO PRIVADO Piauí dá aula ao Brasil: duas escolas estão entre as 10 melhores do país no Enem
Qualificação SENAI Teresina abre matrículas para cursos de qualificação e formação técnica
ENEM 2026 Enem 2026: candidatos têm até sexta para se inscrever pela internet Mín. 23° Máx. 32°