
São Paulo, em sua Carta aos Romanos, nos fala que, através do pecado do primeiro homem, entrou a morte no mundo. Mas, pela obediência de Cristo, entrou a vida.
Vatican News - Existe um ditado que diz: “Quem avisa, amigo é!”
O profeta Jeremias, na primeira leitura da liturgia deste domingo, vive essa situação e, em nome de Deus, alerta os israelitas a se precaverem contra a destruição de Israel e o consequente exílio para a Babilônia. Como seu anúncio é de uma desgraça, ele é visto como traidor, perturbador da paz pública, e é jogado em uma cisterna com lama no fundo.
Fazendo eco a esse trecho de Jeremias, temos o Salmo 68 como canto de resposta. Nele, o salmista pede a Deus que o atenda por meio de seu amor imenso.
Jeremias não se intimidou e viveu sua missão. Também em seu Evangelho, Mateus apresenta Jesus alertando-nos de que seremos perseguidos por causa dele e de que não devemos ter medo. Diz ainda o Senhor que valemos muito mais do que os pardais, passarinhos sustentados pelo Pai. Por isso, devemos estar certos e seguros de seu amor e proteção por cada um de nós.
Ao mesmo tempo, o Senhor nos chama à lucidez ao dizer que devemos temer, isto é, obedecer, àquele que pode decidir o destino da pessoa. Esse, sim, deve ser temido. Jeremias demonstrou temer o Senhor, isto é, obedeceu-lhe ao anunciar a situação calamitosa que se avizinhava, mesmo sendo coagido e ameaçado de prisão e morte pelas autoridades civis e religiosas para que se calasse.
Essa situação é vivida hoje em muitos países asiáticos e africanos, onde os cristãos são ameaçados, sequestrados, violentados e têm seus bens confiscados por causa de sua fé em Jesus Cristo. Também em países europeus e americanos isso acontece, talvez de modo mais disfarçado, mas não menos perverso. Que diremos do bullying, em que uma pessoa ou um grupo agride outra pessoa ou outras pessoas por questões religiosas, políticas, ideológicas ou por simples motivação fútil?
São Paulo, em sua Carta aos Romanos, nos fala que, através do pecado do primeiro homem, entrou a morte no mundo. Mas, pela obediência de Cristo, entrou a vida. Ora, o homem lúcido deve identificar-se com Cristo e optar sempre pela vida, mesmo quando enfrentar situações dolorosas, de morte e destruição. Nisso mostraremos que somos obedientes seguidores da vida, de Jesus. Mostraremos qual é a nossa opção quando procedermos de acordo com a Vida e não quando, espicaçados, retribuirmos com a mesma atitude. A vida é mais forte que a morte!
Mín. 22° Máx. 34°