Sábado, 27 de Junho de 2026
22°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Comportamento O MAIS DO MESMO?

O povo já percebeu?

A tática é a mesma: pesquisas e dinheiro?

10/06/2026 às 10h02 Atualizada em 10/06/2026 às 12h30
Por: Josenildo Melo
Compartilhe:
Foto: https://www.shutterstock.com
Foto: https://www.shutterstock.com

Que determinado partido político, há mais de 30 (trinta) anos, usa sempre a mesma tática eleitoral? O povo já percebeu. Depois do advento da internet, tudo mudou. Essa tática já não consegue lograr êxito. E qual é a tática? Pesquisas de apenas alguns institutos são difundidas e alardeadas na velha mídia até dizer chega. Tire você mesmo suas conclusões, nobres leitores. O povo nas ruas já percebeu. Então, o ato de votar é apenas uma praxe a ser exercida? O diabo é quem duvida. Certo mesmo é que estamos em 2026, e será completamente diferente de 2022. Quem tem mais força nas redes sociais, portais e celulares? A esquerda é que não é!

E quais institutos estão ligados, direta ou indiretamente, a cada pré-campanha e, posteriormente, às campanhas eleitorais? Fique ligado. Fique antenado e facilmente irá perceber isso a cada dia. Já perceberam que a velha mídia apenas divulga efusivamente as pesquisas de apenas um lado do espectro político? Do outro lado, e rezando na cartilha do bom jornalismo, apenas Metrópoles, Poder360, Diário do Poder e portais regionais fazem o trabalho de informar os dois lados das notícias e matérias.

O povo já percebeu? Que a velha mídia tem o seu pré-candidato e futuro candidato e não esconde mais isso; apenas não tem a coragem necessária, nem a integridade cristã, de dizer o nome e estampá-lo em editorial. Que vergonha. A verdade é que estão atolados em dívidas e com quem mais tem lucrado no atual governo federal. Quem são os “usurpadores do povo”? Cinco ou, no máximo, seis bancos tradicionais e praticamente todos os bancos digitais? E, diferentemente de anos anteriores, agora muitos vivem a dizer, em mesas de bares e shoppings, que nem que o Estado quebre reelegerão certo pré-candidato. Mas esqueceram de “combinar com os russos”.

Que nuance é esta, tão proliferada em coisas que não se concretizarão? A expressão “esqueceram de combinar com os russos” (ou “faltou combinar com os russos”) é um famoso ditado popular brasileiro usado para indicar que um plano, estratégia ou negociação foi elaborado ignorando a vontade ou a reação da parte contrária. A frase tem origem em uma lenda do futebol durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Antes da partida entre o Brasil e a União Soviética (então chamada de “russos”), o técnico brasileiro, Vicente Feola, reuniu os jogadores para uma palestra interminável. Ele detalhou um esquema tático complexo, afirmando exatamente como os brasileiros deveriam se movimentar, driblar e marcar os adversários.

Após ouvir toda a explicação, o craque Garrincha, com sua ingenuidade e malandragem, teria feito a seguinte pergunta ao treinador: “Tá legal, seu Feola, mas o senhor já combinou isso com os russos?” A frase destacou a falha do técnico em perceber que o adversário tinha seus próprios planos, jogadores e táticas, e não ficaria parado apenas assistindo ao esquema brasileiro acontecer. Em suma, apenas e tão somente as malas de dinheiro ganham eleições?

O povo já percebeu? A velha e tradicional tática? Institutos de pesquisa são atualmente a única estratégia de que dispõem para ganhar uma eleição? Nunca acreditaram em Deus; confiam mesmo é no montante de dinheiro e na “máquina estatal”? O povo sempre, em debates, é colocado como o corrupto. “O povo fala da gente, mas é quem nos faz corromper”, dizem isso abertamente em toda e qualquer reunião à porta fechada? Não mais. Agora há alguns falantes nas mesas de bares e shoppings dizendo isso abertamente. E, se falarem em leis, o que dizem? “Estão todos contemplados, não se preocupem com isso.”

Só que apareceu um elemento diferenciado, e a perspectiva de poder conta muito mais que dinheiro. E seus agentes e toda a sua rede de interligações já estão a funcionar? O povo já percebeu a velha tática das pesquisas juntamente com a velha mídia? E quem ainda liga para a velha mídia? O Brasil mudou, e o povo não liga mais para o que meramente reproduzem. Televisão aberta é coisa de “deslumbrados” que vivem fora da lei e da realidade. Eis o atual pensamento popular disseminado diariamente na rádio calçada. O povo está no corre e quem ainda acessa a velha mídia com suas notícias "plantadas e que duram mais de 24 horas no ar"? Ninguém em sã consciência!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
COLUNA DO INABALÁVEL
COLUNA DO INABALÁVEL
Sobre Josenildo Nascimento Melo é jornalista, estudou direito, é Bacharel em Serviço Social pelo ICF - Instituto Camillo Filho. É também licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
Teresina, PI Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Dom 33°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 24°C
Qui 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes