
A SpaceX realizou mais um lançamento bem-sucedido nesta semana e segue acelerando a expansão da rede Starlink. Um foguete Falcon 9 decolou da base de Vandenberg, na Califórnia, levando 24 novos satélites para a órbita terrestre. A operação ocorreu durante a noite e chamou atenção pelo espetáculo visual no céu da costa americana.
Cerca de uma hora após o lançamento, todos os satélites já estavam posicionados com sucesso. Com isso, a constelação da Starlink se aproxima da marca de 9 mil unidades em órbita, consolidando uma das maiores infraestruturas espaciais já construídas. Outro ponto relevante foi a reutilização do foguete, que completou seu quinto voo e pousou com precisão, reforçando a estratégia da empresa de reduzir custos.
Os novos equipamentos fazem parte de uma geração mais avançada, equipada com tecnologia de comunicação a laser entre satélites. Na prática, isso permite troca de dados no espaço sem depender tanto de estações em terra. Para o usuário final, o impacto é direto, com internet mais estável, menor tempo de resposta e melhor desempenho, especialmente em áreas remotas, como zonas rurais, embarcações e aeronaves.
Além da conectividade, o projeto tem peso estratégico dentro dos planos de Elon Musk. A receita da Starlink ajuda a financiar o desenvolvimento da Starship, considerada peça-chave para futuras missões a Marte. Mesmo com críticas sobre o impacto visual no céu noturno, a empresa mantém o ritmo acelerado de lançamentos e aposta na Starlink como base de uma internet global sem fronteiras.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°