
E o que mais lhe interessa? O dinheiro e o poder? Se a sua resposta, em pensamento, foi essa, esqueça isso! Há um ditado muito peculiar: quem corre atrás disso nunca consegue. Dinheiro e poder costumam vir para quem nem liga para isso, e você pode observar que, quando fizer uma avaliação, irá perceber que é algo finito e passageiro! Afinal, aqui tudo é vaidade das vaidades. Mas carro não anda sem combustível? E você busca o poder e o dinheiro apenas para ter isso? A vida é muito mais valiosa! Quando, em pleno início de semana, estiver para baixo e “quase sem vida”, tente observar o quanto pessoas simples, que ganham no máximo um salário mínimo (e são organizadas e poupadoras), vivem com muito mais qualidade de vida do que quem imagina estar no melhor dos confortos. A frase “Deus sabe o que faz” não é à toa! Olhe ao seu redor o quanto essa frase é expressiva. Geralmente, quem está onde você acredita que não deveria estar não está no melhor dos mundos. Tudo é mera aparência. Ah, se os “confessionários falassem”!
Voltado para o que interessa?
A leitura de bons livros? Visitar idosos e doentes? Fazer caridade de forma cotidiana e não apenas esporádica? Isso é apenas falácia ou coisa de gente retrógrada que ainda teima em acreditar em Deus? “Deus está morto”? A sociedade não é mais regida por esses aspectos nas camadas mais abastadas? Se “conselho fosse bom, não se dava, vendia-se”? Essa é uma das frases mais enigmáticas da história humana. Alguém que suporta o “insuportável” e não se corrompe sempre chega ao final do túnel. Enquanto isso, já percebeu que quem coloca em primeiro lugar as coisas materiais e o poder geralmente não passa dos 60 ou 70 anos? Isso pode ser mito popular ou mera falácia, mas quem é especialista em analisar a história dos poderosos não encontra muita longevidade por lá! Isso é fato e não mera conjectura? Enquanto isso, aquelas pessoas que muitas vezes chegam às igrejas de bicicleta ou simplesmente a pé não demonstram “tristezas eloquentes ou reclamações”. Mas quer dizer que ter carros e conforto não é bom? Deus quer tudo isso e muito mais, já dizia João Calvino, propulsor do capitalismo moderno e contemporâneo. A reflexão é sobre para onde o mundo está voltado e o que realmente interessa. Quaresma é ato reflexivo!
Voltado para o que interessa?
Tudo o que produz prazer e sensação agradável? Não há gente que diz, em alto e bom som: “não me aproximo de gente pessimista ou realista demais”? Será um escape, fuga ou medo de saber como realmente o mundo funciona? Caramba, é muita informação para um início de semana! Não há uma frase que diz que o mal somente “reina” por causa da acomodação dos bons? A Sagrada Escritura é um livro de alerta. Com a Palavra de Deus não se criam ilusões e muito menos desespero. Dia desses, um padre (daqueles que acredita apenas em dinheiro) não cunhou a frase: “não adianta ficar com esses terços nas mãos, isso não vale nada”? Já pensou uma coisa dessas sendo dita em plena TV aberta e logo cedinho? Não se deixe abater por isso! Uma pessoa dessas, com certeza, nunca foi socorrida por Deus em suas necessidades; acredita apenas na orquestração humana. Sabia que em seminários há muito disso? Os santos são pouquíssimos os que permanecem. Geralmente, os astutos e orquestradores de estratégias e alianças humanas são os que sobram. Mas até quando durarão as “artimanhas políticas”?
Voltado para o que interessa?
É aguentar firme! Permanecer no front de batalha em tempos bons e ruins. O cristão deve voltar-se para o que é infinito. Aqui tudo passa, e cada batalha na guerra da manutenção da sobrevivência é um grande aprendizado. Força. Coragem! Procure não dar ouvidos a meras falácias. Deus é soberano e Ele atua de fato!
Mín. 23° Máx. 32°