
E quem ainda dá a mínima para isso? Muita gente boa. Gente de bem. Famílias que colocam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e não meramente bens materiais. É a concepção, a percepção de que somos apenas pó e ao pó retornaremos. É grandeza sentir, vivenciar e transbordar o espírito quaresmal.
Mas os padres querem saber apenas de dinheiro? Cuidado com as generalizações, apenas porque a grande maioria fala sobre isso. Somos testemunhas vivas de que ainda existem sacerdotes de bom coração e que não foram corrompidos pela vida fácil, de praticamente viajarem o ano inteiro enquanto o povo que se lasque.
Mas não são apenas eles. Os pastores são piores que os padres? Em todo lugar há gente boa, e isso não é jargão! Há pastores que realmente se dedicam ao seu rebanho e, de fato, preocupam-se com o que seus fiéis passam ou vivenciam.
Quaresma é justamente evitar julgamentos e refletir sobre as próprias razões de viver e de vivenciar Cristo Jesus, Deus; e não são apenas quarenta dias dos “bons católicos”.
Começou a Quaresma? Nunca ouvi falar disso; pode me explicar o que isso significa? A Quaresma é um verdadeiro retiro espiritual de 40 dias que a Igreja propõe anualmente para prepararmos o coração para a Ressurreição de Cristo. Como esta é a maior solenidade do cristianismo, preparar-se bem significa dar maior honra ao mistério da Ressurreição do Senhor.
A vida é muito cíclica, já percebestes? O advento do novo ano começa com a festa do nascimento; depois, nas mentes “humanas e mundanas”, vem o período de férias, merecidas ou não; posteriormente, os carnavais da vida. Então, a Quaresma é um dos poucos momentos de pausar para pensar, refletir e adentrar no entendimento de que a vida não é apenas festa. A verdadeira festa vem depois do período quaresmal.
Paulo, o grande apóstolo, diz claramente: sem a ressurreição de Cristo, não há sentido, e muito menos razão, para a fé!
Começou a Quaresma? Para alguns, ainda é apenas o período de fazer caridade e não comer carne, especialmente nas sextas-feiras. Quer dizer que, depois da Ressurreição de Cristo, tudo se torna festa novamente? Não no sentido mundano, mas no sentido de que a razão de viver é expressa de forma plena e, a partir daí, vive-se com segurança, buscando também conquistar a vida eterna.
Meu caro, isso é apenas no sentido cristão? Lógico que existe respeito a todas as religiões. A questão é saber o que de fato significam os ritos, e não apenas passar por eles. Eis o sentido de esclarecer um pouco mais o real significado da Quaresma.
O período quaresmal não é apenas algo que acontece todo ano! Quem vive de fato esse período dá muito mais importância ao que Deus fez por toda a humanidade. Sabe realmente o valor que Jesus Cristo tem. Pois uma Quaresma bem vivida é perceber claramente o quanto os homens terrenos são capazes de fazer. Condenaram à morte o próprio “Filho de Deus”. Isso é algo muito sério!
Em suma, o que aconteceu na Quaresma? A data remete aos 40 dias que Jesus passou no deserto, em jejum e oração, conforme narram os Evangelhos. Trata-se de um tempo de revisão interior e renovação da fé. Depois desse retirar-se é que adveio tudo o que estava sendo preparado para Ele.
A necessidade de uma organização litúrgica não é mera sistematização da Igreja. Há razões para isso, inclusive para melhor organizar fatos e acontecimentos. Mas depois da Quaresma não vem a Semana Santa? Ainda é considerada santa? Cada vez mais não se parece apenas com feriados prolongados e momentos de descanso familiar?
O certo mesmo é que os 40 dias da Quaresma devem ser preenchidos com reflexão, serviço e oração. Evite bagunçar tudo na cabeça. Cristo vive e, de fato, reina!
Josenildo Melo estudou Direito e Enfermagem. Bacharel em Serviço Social. Jornalista. Licenciado em Filosofia pelo ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí.
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
REFLEXÃO Robôs ou enxadas? O futuro que estamos deixando para nossos jovens Mín. 23° Máx. 32°