
Pra quem pensa e crê em Deus, somente o bem que fez! Se você for uma pessoa que tem coragem, experimente acordar e, em seguida, caminhar ou fazer uma boa corrida por alguns conjuntos habitacionais ou bairros de sua cidade. Verás o que o espera e o teor reflexivo adentrar de forma contundente em sua vida. Não há Igreja nenhuma que provoque maior reflexão do que a que sentirás. Se passar em algumas áreas com vacarias ou leiteiras, perceberás ainda mais o quanto o ser humano caminha por percursos escusos e irracionais. O verde e o contemplar “batem em seu cérebro” e dizem: o que o urbanismo fez com os seres humanos? Trocar o sossego do campo pelas cidades chega a ser algo quase ininteligível. Até o ir à Igreja, nas cidades bem afastadas das capitais, ainda é sinônimo de tranquilidade e paz exterior e interior.
O que restará? A busca incessante a Deus. E o sistema? Vibra com o acumular cada vez maior de pessoas ao “relento” e sem saber por onde começar o dia? E as famosas tecnologias da vez? Não solucionam tudo?
O que restará? A boa leitura! A imensa biblioteca construída. As amizades além das circunstâncias. E o academicismo? O único feito foi fazer diminuir ainda mais a fé? Os bens materiais? Fizeram simplesmente o acostumar-se à vida fácil e sem coragem nem mesmo pra fazer uma caminhada de cem metros? Até mesmo pra ir à Igreja próxima de suas casas as pessoas pegam seus carros possantes? ISSO NÃO É VIDA! É apenas passar os dias no automático! Depois, quando passam dos 60 ou 70, começam a reclamar incessantemente das dores? O corpo foi feito pra movimentar-se, alegam alguns bons teóricos. E a caminhada ou correria do dia a dia não significa exercício físico? O pessoal da área de saúde costuma dizer que isso não conta. A mente, o cérebro, foram feitos pra serem exercitados! Tem gente que há anos não lê um livro? Acreditam, ainda em pleno século 21, que é simplesmente perda de tempo. Já a geração Z segue no lado oposto? Não querem saber mesmo é de Igrejas! Descobriram que o que restará é o salário conseguido a esforço e dedicação. E, quando chegam lá, esquecem de tudo; e o primeiro da lista é DEUS. Mas alguns não frequentam as Igrejas? Apenas praxe e “mídia” social!
O que restará? Das cinzas recebidas? Nada pra milhões! Pra milhares, algumas reflexões proferidas pelos “sacerdotes sem índole moral nenhuma” para pregarem nos púlpitos? Certo mesmo é que o pensamento europeu avança pelo mundo. Negócios, tecnologia, exercícios físicos, participação em clubes sociais, instituições protetoras etc. são o que passam a segurar “muitas vidas”. Consequentemente, quem teve, tem ou terá tempo para refletir? Isso não é apenas “pros malucos, doidos, adeptos do intelectualismo”? Sabe o que é concretude? O carpe diem! O que é isso mesmo, moço? É uma expressão em latim que significa “aproveite o dia” ou “colha o dia”, incentivando a viver o presente e desfrutar os prazeres do momento. Originada pelo poeta romano Horácio, a frase lembra que a vida é breve e efêmera, focando na importância de aproveitar o agora sem excessiva preocupação com o futuro. Muitos que costumam participar dos carnavais da vida amam essa expressão? Não há frase mais ADEQUADA?
O Fariseu e o Publicano? Lembram dessa passagem bíblica? O ser humano não tem a mínima qualificação pra julgamentos; eles pertencem ao Senhor, criador de tudo! O que restará? O provérbio popular sensato: saber viver é passar pela vida em paz e em harmonia com todos. Sejamos cada vez mais aristotélicos. Aristóteles foi um dos filósofos mais influentes da história, contribuindo significativamente para a lógica! Faleceu de problemas estomacais, mas jamais por divergências ou controvérsias/picuinhas!
O que restará? A alegria de viver! Até mesmo Dom Corleone expressou o quanto a vida é dom de Deus e vale a pena ser vivida. Façamos o bem sem olhar a quem fazemos!
ESCOLA DO RECIFE Tobias Barreto de Menezes: o jurista que revolucionou o pensamento jurídico brasileiro
JUSTIÇA DO TRABALHO Maria Suzete Monte Diógenes: uma vida dedicada à Justiça, ao conhecimento e ao serviço público
REFLEXÃO Robôs ou enxadas? O futuro que estamos deixando para nossos jovens Mín. 23° Máx. 32°