Domingo, 28 de Junho de 2026
28°

Tempo nublado

Teresina, PI

Cultura CULTURA BRASILEIRA

Carnaval também é sala de aula, e a Escolinha do Sesc deu show de alegria e cultura

Entre confetes, fantasias e marchinhas, alunos e professores transformaram o salão do Sesc Ilhotas em um verdadeiro bailinho infantil, celebrando o carnaval como patrimônio cultural brasileiro

13/02/2026 às 10h41 Atualizada em 13/02/2026 às 11h28
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
A folia de Momo tomou conta do salão de ventos do Sesc Ilhotas - Foto: Reprodução
A folia de Momo tomou conta do salão de ventos do Sesc Ilhotas - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira, o aprendizado ganhou ritmo, cor e muito sorriso no Centro Educacional José Alves de Sousa Neto, carinhosamente conhecido como Escolinha do Sesc. Professores e alunos literalmente caíram na folia e mostraram que cultura também se ensina vivendo, sentindo e celebrando.

O salão de eventos do Sesc Ilhotas se transformou em palco de um animado Bailinho Infantil, com direito a banda ao vivo tocando os clássicos das marchinhas que atravessam gerações. Foi impossível resistir: todo mundo fantasiado, cantando, dançando e brincando em um clima de pura descontração.

Por algumas horas, cadernos deram lugar a confetes, e o quadro-negro abriu espaço para serpentinas. Mas longe de ser apenas diversão, o momento teve um significado maior: celebrar e preservar uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil. Afinal, carnaval não é só festa, é identidade, memória e expressão popular.

Os amigos inseparáveis Felipe, Victo Gabriel e Victor Hugo - Foto: Reprodução

O clima foi de alegria contagiante. Crianças vestidas de super-heróis, princesas, palhaços e foliões misturavam-se aos professores, que também entraram no espírito da festa, mostrando que educação de qualidade também passa pelo afeto, pelo pertencimento e pela valorização da cultura nacional.

As professoras também entraram no brincadeira e caíram na folia - Foto: Reprodução

Em tempos de rotina acelerada e agendas cheias, a pausa foi mais do que bem-vinda. Foi educativa, organizada e, acima de tudo, segura, como pede um ambiente escolar responsável. A Escolinha do Sesc deu um exemplo claro de que é possível ensinar respeitando tradições e formando cidadãos conscientes da riqueza cultural do país em que vivem.

E por algum momento as professoras foram tomadas pelo espírito do carnaval - Foto: Reprodução

Porque, no fim das contas, este é o Brasil, o país do carnaval. E ali, no meio de risadas, marchinhas e pequenos foliões, ficou a certeza: preservar a cultura também é um ato de educação.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários