
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) anunciou que o teste de baliza deixará de ser obrigatório para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A mudança passa a valer a partir da próxima quinta-feira (19) e segue o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Com a atualização, a baliza continuará sendo exigida apenas para outras categorias. O Detran informou que a medida acompanha uma tendência nacional de adequação das provas práticas às novas diretrizes estabelecidas pelo órgão federal de trânsito.
Outra alteração é o aumento do número de faltas permitidas durante o exame prático. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; agora, o limite passa a ser de 11. Além disso, as chamadas “faltas eliminatórias” foram retiradas, e a reprovação automática ocorrerá apenas se o examinador constatar que o candidato não apresenta condições mínimas de condução segura.
As mudanças valem para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH. Segundo o Detran-PI, ajustes jurídicos e técnicos ainda estão sendo realizados para a implantação em todo o estado. O órgão também informou que o edital de credenciamento de instrutores de trânsito autônomos permanece aberto, sem prazo para encerramento.
COMÉRCIO Empresas poderão ajustar horários durante jogo do Brasil sem convenção coletiva
SERVIÇO 192 Número 192 volta a funcionar após incêndio afetar central do Samu
MICROBURST Fenômeno raro semelhante a tornado é registrado e acende alerta no Piauí Mín. 23° Máx. 32°