
As gigantes da tecnologia pagaram menos impostos ao Brasil do que o valor inicialmente anunciado pelo governo. Amazon, Apple, Google, Meta, Microsoft e TikTok desembolsaram R$ 60,9 bilhões entre janeiro de 2022 e outubro de 2025, segundo um novo levantamento da Receita Federal. O número é bem inferior aos R$ 289 bilhões divulgados anteriormente, com base em um ofício que depois foi corrigido.
A revisão veio após a própria Receita identificar um erro na extração dos dados usados na nota técnica anterior. Com isso, os valores anuais foram recalculados: R$ 10,4 bilhões em 2022, R$ 12,5 bilhões em 2023, R$ 17,8 bilhões em 2024 e R$ 20 bilhões em 2025, considerando apenas até outubro. Mesmo com a correção, os números seguem altos e mostram crescimento ano a ano.
O dado mais chamativo é o desempenho de 2025. Em apenas dez meses, a arrecadação já superou todo o volume registrado em 2024. Isso indica um aumento nas remessas de dinheiro das filiais brasileiras para as matrizes no exterior, principalmente para empresas sediadas nos Estados Unidos, exceção feita à ByteDance, dona do TikTok.
A maior parte do imposto arrecadado vem do IRRF sobre royalties, assistência técnica e rendimentos do trabalho, além da CIDE sobre remessas. O recorte, porém, não mostra tudo: esses valores dizem respeito apenas ao dinheiro enviado para fora do país. Além disso, as big techs também pagam outros tributos no Brasil pela venda de produtos e serviços, o que não entra nessa conta.
WALL STREET OpenAI recua e pode adiar estreia na Bolsa para buscar avaliação de US$ 1 trilhão
CONTAS NÃO FECHAM? Desespero da velha mídia?
MOTO ELÉTRICA Vammo aposta na popularização das motos elétricas e coloca 200 unidades à venda Mín. 23° Máx. 32°