Domingo, 28 de Junho de 2026
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Nordeste NORDESTE

Ceará vive onda de terror: facções expulsam moradores de casa a cada três dias

Relatório da Polícia Civil revela 219 casos em menos de dois anos; bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana concentram a maioria das ocorrências

05/11/2025 às 15h51 Atualizada em 06/11/2025 às 23h18
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Ceará vive onda de terror: facções expulsam moradores de casa a cada três dias

O Ceará enfrenta uma escalada silenciosa e cruel da violência. Um relatório da Polícia Civil revela que, entre janeiro de 2024 e setembro de 2025, foram registradas 219 expulsões de moradores por facções criminosas, o que equivale a uma ocorrência a cada três dias. A maior parte dos casos aconteceu em Fortaleza, especialmente nos bairros Ancuri, Prefeito José Walter, Vicente Pinzón e Jangurussu, onde grupos rivais disputam o controle do tráfico e de serviços clandestinos.

A capital cearense não é o único foco. Maranguape, considerada a cidade mais violenta do país em 2024, lidera o ranking na Região Metropolitana com 19 expulsões, seguida por Maracanaú (16) e Caucaia (15). Em Pacatuba, embora apenas duas ocorrências tenham sido formalmente registradas, mais de 30 famílias foram forçadas a abandonar suas casas na comunidade do Jacarezal, sob ameaça de morte. A disputa entre o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE) deixou rastro de medo e mortes.

Residencial Alameda das Palmeiras, em Fortaleza: pichação de facção no muro — Foto: Reprodução Google Streetview

No interior, a situação também é grave. Sobral aparece como o município mais afetado, com sete casos de “deslocamentos forçados”, seguidos de Quixadá e Morada Nova, onde famílias inteiras fugiram após ameaças diretas de execução. Segundo o Departamento de Repressão ao Crime Organizado, as facções expandem o domínio sobre áreas urbanas e rurais, extorquindo comerciantes, cobrando “taxas” e recrutando jovens para o tráfico.

Diante do cenário, a Secretaria da Segurança Pública afirma ter intensificado operações conjuntas das polícias Civil e Militar, resultando em 33 prisões e 39 mandados cumpridos entre agosto e outubro. A pasta também lançou a Operação Opus, focada em desmontar os grupos responsáveis por expulsões. Apesar das ações, o medo ainda dita as regras em muitos bairros, onde o Estado parece chegar sempre depois e as facções, antes de tudo. 

Vale lembrar que praticamente todo o Nordeste é governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que, segundo críticos, parece manter um “diálogo cabuloso” com as facções criminosas.

Seria hora para "bukelizar" o nosso querido país? Não sei. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários