
Uma operação da Vigilância Sanitária resultou na apreensão de quase 300 quilos de carne bovina comercializada de forma clandestina em um estabelecimento na zona Sul de Teresina. A ação ocorreu nesta terça-feira (22) e revelou a venda de produtos sem qualquer comprovação de origem ou inspeção sanitária, o que representa sério risco à saúde pública.
De acordo com a equipe de fiscalização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o local oferecia carne sem os selos oficiais de inspeção e fora dos padrões exigidos pela legislação sanitária vigente. “O produto não possuía comprovação de procedência e estava totalmente irregular, sem as mínimas garantias de segurança alimentar”, informou a gerente da Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba.
Todo o material foi recolhido e encaminhado para descarte adequado, conforme os protocolos sanitários. Além disso, o estabelecimento foi autuado, notificado e seguirá sob monitoramento.
“A própria apreensão já configura uma punição. Estamos atentos e vamos continuar agindo com rigor. A população precisa compreender que consumir carne sem procedência pode significar levar doenças graves para dentro de casa”, alertou Jeanyne.
A gerente reforçou que carnes sem inspeção podem estar contaminadas por bactérias ou enfermidades como brucelose e tuberculose. Por isso, a orientação é que o consumidor compre apenas em estabelecimentos regularizados, com boas condições de higiene e documentação em dia.
A Vigilância Sanitária seguirá intensificando as fiscalizações e pede apoio da população: “Qualquer denúncia ou suspeita deve ser informada pelo número (86) 9 3198-3878, para que nossa equipe possa averiguar”, finalizou Jeanyne Seba.
NINGUÉM CONTROLA! A virtude está no meio?
AÍ É OUTROS 500? O fogo está queimando?
SEM ROUPA Homem é flagrado andando nu pela avenida Frei Serafim em Teresina Mín. 23° Máx. 32°