Encerra-se nesta quarta-feira (2) o prazo para os candidatos do Enem 2025 recorrerem da negativa às solicitações de atendimento especializado. O prazo, inicialmente previsto para 27 de junho, foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC).
O recurso deve ser feito exclusivamente na Página do Participante, com envio da documentação comprobatória em formato PDF, PNG ou JPG (até 2MB), contendo nome completo, diagnóstico com CID-10 e assinatura do profissional com registro em órgão competente.
Podem solicitar atendimento especializado pessoas com deficiência, transtornos como TEA, dislexia, déficit de atenção, além de gestantes, lactantes e idosos. Se aprovado, o candidato poderá contar com recursos como prova em braile, letra ampliada, tempo adicional, sala individual, entre outros, conforme descrito no edital.
As provas do Enem ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e também permite acesso ao certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, além de ser aceito por universidades em Portugal conveniadas ao Inep.
Mín. 20° Máx. 36°