A V.Tal, empresa de rede neutra de fibra óptica controlada pelo BTG Pactual, anunciou o lançamento da Nio, nova operadora de internet banda larga que nasce a partir da Oi Fibra. A operação será comandada por Marcio Fabbris, ex-executivo da Vivo, que já integrava a V.Tal desde 2023. A transição de marca será feita gradualmente nos próximos meses, mas os canais de atendimento da Oi Fibra seguem funcionando normalmente.
A Nio inicia suas atividades com uma base de cerca de 4 milhões de clientes herdados da antiga Oi Fibra, o que já a posiciona como a terceira maior operadora de banda larga do país. O maior mercado da empresa está concentrado no estado do Rio de Janeiro. Segundo a companhia, o foco será em consumidores residenciais e pequenas e médias empresas (PMEs), mantendo o uso da infraestrutura de rede neutra fornecida pela V.Tal.
Apesar de estar vinculada à sua empresa-mãe, a Nio terá estrutura completamente independente para evitar conflitos de interesse com outras operadoras que utilizam a rede da V.Tal, como Claro, Vivo e Tim. A nova companhia contará com pessoa jurídica própria, gestão separada e sede distinta, conforme explicou Fabbris em entrevista ao portal NeoFeed.
A V.Tal informou que, ao menos neste primeiro ano, a Nio não planeja expandir sua cobertura geográfica. O foco inicial será fortalecer os serviços nas regiões onde já atua. A estratégia da empresa é consolidar a nova marca no mercado antes de avançar para novos territórios no país.
Mín. 22° Máx. 33°