Quarta, 19 de Março de 2025
23°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Piauí MUNDO DIGITAL

PGE-PI atinge 1 milhão de páginas digitalizadas e acelera meta de acervo 100% digital

PGE-PI atinge 1 milhão de páginas digitalizadas e acelera meta de acervo 100% digital

11/03/2025 às 07h16 Atualizada em 12/03/2025 às 22h56
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) atingiu a marca de 1 milhão de páginas digitalizadas em dois anos, dentro do Projeto PGE Digital. A iniciativa tem como objetivo eliminar o uso de documentos físicos e transformar todo o acervo da instituição, estimado em cerca de 6 milhões de páginas, em formato digital. A ação integra o planejamento estratégico da PGE-PI em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).

Segundo o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Victor Lima, o avanço consolida o alinhamento com a meta do governo de tornar o Piauí o estado mais digital do país. Ele destacou que o projeto teve início em 2019, mas ganhou estrutura oficial em 2023, na atual gestão. “Atingir essa marca comprova a competência da nossa equipe e reforça nosso compromisso com a modernização da administração pública”, afirmou.

A coordenadora do setor de digitalizações, Érica Raquel, ressaltou que a digitalização amplia a eficiência dos trabalhos e facilita o acesso a documentos, ao mesmo tempo em que reduz custos e tempo de busca. Ela também destacou o aproveitamento da força de trabalho dos próprios servidores da Procuradoria como fator essencial para o sucesso do projeto.

Atualmente, a equipe responsável pela digitalização conta com 10 servidores. A servidora Suely de Carvalho se destaca por ter contribuído com 25% de todo o material já digitalizado. A expectativa é que, nos próximos dois anos, todo o acervo da PGE-PI esteja digitalizado, consolidando um modelo mais ágil, econômico e sustentável de gestão documental no serviço público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários