Domingo, 28 de Junho de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Educação EVASÃO ESCOLAR

Ideb 2023: Apenas metade dos jovens pobres conclui o ensino médio, revelando um Brasil desigual

sses dados escancaram a desigualdade educacional no país e levantam questões cruciais: por que o Brasil ainda enfrenta tamanha disparidade no acesso e na conclusão da educação básica? E onde o governo está falhando em suas políticas educacionais?

14/08/2024 às 19h31
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Os dados do Ideb preocupam - Foto: Reprodução
Os dados do Ideb preocupam - Foto: Reprodução

Os números mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta quarta-feira (14/8), lançam uma luz preocupante sobre a realidade da educação no Brasil. Os dados revelam que, embora 92,3% dos jovens brasileiros iniciem o ensino fundamental, apenas 70% conseguem concluir o ensino médio. No entanto, entre os jovens de menor renda, o cenário é ainda mais desolador: apenas 50% chegam ao final do ciclo escolar.

Esses dados escancaram a desigualdade educacional no país e levantam questões cruciais: por que o Brasil ainda enfrenta tamanha disparidade no acesso e na conclusão da educação básica? E onde o governo está falhando em suas políticas educacionais?

O ministro da Educação, Camilo Santana, admitiu a gravidade da situação, destacando que “perdemos 30% dos estudantes no Brasil, e quando se trata dos mais pobres, perdemos metade”. Ele apontou a necessidade urgente de políticas públicas que promovam equidade e inclusão para reverter esse quadro alarmante.

A disparidade se agrava quando comparamos os dados entre jovens de diferentes origens socioeconômicas e raciais. Enquanto 96,1% dos jovens de maior renda iniciam o ensino fundamental e 88,3% concluem o ensino médio, entre os mais pobres, apenas 87,6% começam o ensino fundamental, e apenas metade finaliza o ensino médio. A situação é ainda mais crítica para a população preta, parda e indígena, que apresenta uma taxa de conclusão do ensino médio de apenas 66%.

Geograficamente, a desigualdade também é evidente: a região Sudeste tem a menor taxa de evasão, com 76,8% dos alunos concluindo o ensino médio, enquanto no Norte, apenas 58,4% conseguem finalizar o ciclo escolar.

Diante desse cenário, o Ministério da Educação promete enfrentar essa triste realidade com novas estratégias voltadas para a inclusão e a equidade. No entanto, a grande questão que permanece é: serão essas iniciativas suficientes para romper o ciclo de desigualdade que ainda marca profundamente a educação no Brasil?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários