A plataforma X, rede social controlada pelo empresário Elon Musk, foi alvo de um ataque cibernético de grandes proporções nesta segunda-feira (10). Segundo Musk, a ofensiva foi mais intensa do que as que ocorrem diariamente contra o sistema da empresa. “Somos atacados todos os dias, mas isso foi feito com muitos recursos”, destacou o bilionário em publicação na própria rede.
Musk levantou a possibilidade de envolvimento de um governo estrangeiro na ação. “Ou um grande grupo ou um país está envolvido”, afirmou ele, ao comentar a origem do ataque que comprometeu o funcionamento da plataforma em escala global.
De acordo com a revista Newsweek, o grupo hacker conhecido como “Dark Storm Team” assumiu a autoria do ataque por meio de uma publicação no Telegram. A ação teria provocado bloqueios de acesso à rede social em diversos países ao redor do mundo.
Ainda segundo a publicação, o mesmo grupo havia prometido no mês passado uma série de ataques contra sites governamentais de países que apoiam Israel. O X ficou fora do ar por volta das 10h (horário de Brasília), afetando milhões de usuários em diferentes regiões do planeta.
Mín. 22° Máx. 33°