Durante cerca de 48 horas, não foi possível consultar processos nem acessar as últimas notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A instituição sofreu um ataque cibernético na última segunda-feira (3), durante o recesso de Carnaval. Algumas páginas começaram a ser restauradas na manhã desta quarta-feira (5).
O site especializado CISO Advisor revelou, no início da semana, que conversou com a pessoa responsável pelo ataque. O chamado ataque de negação de serviço (DDoS) consiste em sobrecarregar um servidor ou site com um alto número de acessos simultâneos. No caso do STJ, o agente teria gerado 10 milhões de conexões ao mesmo tempo.
A corte confirmou ao jornal Valor Econômico que sofreu uma tentativa de invasão, mas sem informar se o ato foi bem-sucedido. "Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços", informou o tribunal.
Segundo o STJ, os sistemas internos não foram afetados, o que indica que o ataque atingiu apenas a consulta pública. O portal Tecnoblog tenta contato com a instituição para obter mais informações sobre o caso.
Mín. 24° Máx. 36°