Quinta, 17 de Abril de 2025
30°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia INVASÃO DIGITAL

STJ sofre ataque cibernético e fica fora do ar por 48 horas

Site do tribunal foi alvo de ação maliciosa que gerou sobrecarga de acessos simultâneos

06/03/2025 às 07h07 Atualizada em 07/03/2025 às 08h44
Por: Wagner Albuquerque Fonte: Tecnoblog
Compartilhe:
Site do STJ dá erro de “página não encontrada” em 05/03 - Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog
Site do STJ dá erro de “página não encontrada” em 05/03 - Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog

Durante cerca de 48 horas, não foi possível consultar processos nem acessar as últimas notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A instituição sofreu um ataque cibernético na última segunda-feira (3), durante o recesso de Carnaval. Algumas páginas começaram a ser restauradas na manhã desta quarta-feira (5).

O site especializado CISO Advisor revelou, no início da semana, que conversou com a pessoa responsável pelo ataque. O chamado ataque de negação de serviço (DDoS) consiste em sobrecarregar um servidor ou site com um alto número de acessos simultâneos. No caso do STJ, o agente teria gerado 10 milhões de conexões ao mesmo tempo.

A corte confirmou ao jornal Valor Econômico que sofreu uma tentativa de invasão, mas sem informar se o ato foi bem-sucedido. "Para lidar com a situação, como é de praxe, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços", informou o tribunal.

Segundo o STJ, os sistemas internos não foram afetados, o que indica que o ataque atingiu apenas a consulta pública. O portal Tecnoblog tenta contato com a instituição para obter mais informações sobre o caso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários