Domingo, 20 de Abril de 2025
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Piauí ENERGIA

Piauí lidera no Brasil em energia renovável

Estado é referência em matriz limpa e ocupa 3ª posição na geração de energia solar e eólica

04/03/2025 às 09h28 Atualizada em 04/03/2025 às 09h32
Por: Wagner Albuquerque
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Piauí se destaca como um dos principais estados brasileiros na produção de energias renováveis. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o estado ocupa o 1º lugar nacional em matriz energética renovável, com 99,75% de sua energia proveniente de fontes limpas. Além disso, é o 3º maior produtor de energia solar e eólica do país, reforçando seu papel na transição energética e no desenvolvimento sustentável.

Com localização privilegiada no cinturão solar, o Piauí tem condições ideais para a geração de energia fotovoltaica. A irradiação média de 5,9 kWh/m² e cerca de 12 horas diárias de luz solar colocam o estado à frente de países como China e Alemanha. O Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia, é o maior da América do Sul e, após expansão, atingirá 864 MW de capacidade instalada, ocupando 12 milhões de metros quadrados.

Na energia eólica, o Piauí também ocupa a 3ª posição nacional, com geração de 12,82 TWh, superando estados como Ceará e Rio Grande do Sul. O Parque Eólico Lagoa dos Ventos, maior da América Latina, possui 230 turbinas e capacidade instalada de 1.063 MW, gerando 3,3 TWh anuais e evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de COâ‚‚.

A combinação de alto potencial natural, investimentos em infraestrutura e compromisso com a sustentabilidade consolidam o Piauí como um dos estados mais estratégicos para a geração de energias limpas no Brasil. Seu avanço na produção de energia solar e eólica fortalece sua posição na agenda de descarbonização e transição energética global.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários