Domingo, 28 de Junho de 2026
32°

Tempo nublado

Teresina, PI

Saúde REUNIÃO EXITOSA

Silvio Mendes e ministra da Saúde discutem projetos prioritários para a saúde em Brasília

Prefeito eleito busca ampliação de recursos e infraestrutura com apoio da bancada federal

19/12/2024 às 22h58
Por: Douglas Ferreira
Compartilhe:
Registro do encontro da bancada federal e prefeito Sílvio Mendes com a ministra da Saúde - Foto: Reprodução
Registro do encontro da bancada federal e prefeito Sílvio Mendes com a ministra da Saúde - Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), esteve em Brasília para uma audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, acompanhado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, e de parte da bancada piauiense. O encontro teve como objetivo alinhar prioridades para a saúde da capital e garantir avanços nos projetos de infraestrutura e financiamento do setor.

Temas do encontro
Entre os principais temas discutidos, Mendes destacou a ampliação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e a inauguração da Casa de Parto na Santa Maria da Codipi, obras consideradas essenciais para melhorar o atendimento à população.

Além disso, o prefeito eleito abordou a necessidade de recursos adicionais para o custeio da saúde municipal e apresentou demandas como a criação de um novo serviço de urgência na zona Sul da cidade, um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o aumento do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) destinado à capital.

Apoio da bancada federal
A presença da bancada federal foi essencial para fortalecer as negociações. O alinhamento com deputados e senadores piauienses tem sido estratégico para viabilizar a liberação de verbas federais e o acompanhamento técnico dos projetos.

Próximos passos e expectativas
Após o encontro, Mendes anunciou que uma comissão técnica do Ministério da Saúde realizará, em janeiro, um levantamento conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina para planejar a ampliação do HUT.

“Voltamos felizes. Saímos com encaminhamentos importantes, que incluem a ampliação do HUT, o apoio necessário para a Casa de Parto na Santa Maria da Codipi, a construção de um serviço de urgência na zona sul, provavelmente na região do Grande Porto Alegre, e a criação de mais um CAPS. Também buscamos aumentar o financiamento do SUS para Teresina, garantindo melhorias significativas para a saúde dos teresinenses”, afirmou Silvio Mendes.

Reflexos para a saúde da capital
Os projetos discutidos prometem melhorar a assistência médica na cidade, expandindo a capacidade de atendimento e oferecendo serviços mais especializados. Com o apoio do governo federal e da bancada piauiense, Mendes espera concretizar essas melhorias ainda no início de sua gestão, impactando positivamente a qualidade de vida da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários