
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será submetido a uma cirurgia complementar na cabeça na manhã desta quinta-feira (12), conforme boletim divulgado pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento, identificado como uma embolização da artéria meníngea média, faz parte do planejamento terapêutico estabelecido pelos médicos que acompanham o presidente.
Apesar da nova intervenção, os médicos afirmaram que Lula apresentou uma boa recuperação até o momento. Ele passou o dia sem intercorrências, realizou sessões de fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares nesta quarta-feira (11). No entanto, ainda não há informações definitivas sobre a necessidade de mais dias de internação após a cirurgia.
A realização dessa nova intervenção já fazia parte do planejamento médico, mas não havia sido informada previamente ao público, o que levantou questionamentos sobre a necessidade de transparência no acompanhamento de figuras públicas. Segundo especialistas, procedimentos endovasculares como este são minimamente invasivos e frequentemente utilizados para tratar questões vasculares específicas, como malformações ou sangramentos.
A equipe responsável pela cirurgia inclui os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que estão liderando o tratamento do presidente. Uma entrevista coletiva está programada para as 10h desta quinta-feira, momento em que a equipe médica trará atualizações detalhadas sobre o procedimento e o estado de saúde do presidente.
O procedimento reforça a atenção que tem sido dada à saúde do chefe de Estado, especialmente após sua cirurgia inicial. Enquanto isso, a agenda presidencial continua suspensa, com o vice-presidente Geraldo Alckmin assumindo compromissos oficiais durante o período de recuperação de Lula.
NINGUÉM CONTROLA! A virtude está no meio?
AÍ É OUTROS 500? O fogo está queimando?
SEM ROUPA Homem é flagrado andando nu pela avenida Frei Serafim em Teresina Mín. 23° Máx. 32°