
Enquanto estados vizinhos ao Piauí, como o Ceará, buscam incessantemente novos investimentos e parcerias com grandes empresas para fortalecer sua economia, o nosso querido e sofrido Piauí se vê, mais uma vez, gastando exorbitantes quantias em viagens internacionais para o governador, sem que se veja absolutamente nenhum resultado concreto dessa estratégia. Enquanto outras regiões se preparam para um futuro próspero, o Piauí continua à mercê de ações vazias que não geram avanços reais para a população.
Já no Ceará, o governador Elmano de Freitas tem trabalhado para atrair investimentos para o novo polo automotivo do Estado, incluindo a negociação com a montadora chinesa BYD para estabelecer uma fábrica em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. A empresa, que pretende produzir ônibus e caminhões elétricos, anteriormente havia recusado o convite para fabricar carros de passeio no Ceará, optando pela Bahia devido ao tamanho do terreno. No entanto, o Governo do Ceará segue otimista e garante que a negociação está avançando.
Em entrevista, Elmano de Freitas revelou que a área onde a fábrica será instalada está sendo ampliada para receber não só a BYD, mas outras montadoras. No entanto, os detalhes sobre os novos investidores só serão divulgados quando o projeto for formalizado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), devido à cláusula de confidencialidade. Ele destacou que a decisão de manter em segredo as informações é estratégica, pois visa proteger os interesses do Estado contra a concorrência de outros locais que possam tentar atrair as mesmas empresas.
A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) também foi um fator decisivo para a atração da BYD e outras montadoras para o Ceará. A medida, que já havia sido concedida para a antiga fábrica da Troller, é um benefício importante para o setor automotivo e foi prorrogada com o apoio da bancada do Nordeste no Congresso Nacional. Segundo o governador, essa união entre os estados da região foi essencial para garantir que os incentivos fiscais fossem mantidos, possibilitando o crescimento do polo automotivo no Ceará.
Além dos incentivos federais, o programa Mover, lançado pelo Governo Federal, também faz parte dessa estratégia de atração de investimentos. O programa oferece R$ 19 bilhões em créditos financeiros para empresas que se dedicam à produção de carros elétricos e à descarbonização do setor automotivo, permitindo que as montadoras reduzam os custos tributários e se beneficiem de uma série de incentivos fiscais.
O projeto do novo polo automotivo no Ceará prevê a instalação de fábricas de peças e componentes automotivos no mesmo local, o que tornará a região um grande centro industrial. O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância de ter um cronograma para a produção de peças no Brasil, já que as montadoras deverão priorizar a compra de peças fabricadas no país, impulsionando ainda mais a indústria local.
Enquanto o Piauí continua sem um projeto claro de desenvolvimento industrial e com gastos elevados em viagens internacionais para seu governador, o Ceará segue avançando com a implementação de um polo automotivo robusto e promissor. A diferença de estratégias entre os dois estados é evidente, e a população do Piauí segue esperando por resultados concretos que ainda não se materializam.
SAÚDE MENTAL Maranhão inova ao colocar a saúde mental dos pesquisadores no centro da política científica
ACIDENTE DE ÔNIBUS Jovens atletas recebem despedida emocionante em Juazeiro do Norte após tragédia em Tauá
JOVENS ATLETAS Conheça os atletas de basquete que morreram em trágico acidente no Ceará Mín. 23° Máx. 32°